Se eu tivesse planejado postar essa resenha hoje não teria dado certo.
Nada mais justo que a resenha de um livro do mito Douglas Adams para comemorar o Dia Do Orgulho Nerd, ou Dia Da Toalha aqui no blog!
Título: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently
Título original: Dirk Gently's Holistic Detective Agency
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 240
Exemplar cedido pela editora
“Um colossal épico cômico musical romântico policial de horror sobre viagens no tempo, fantasmas e detetives.” — O autorDepois
A série O Mochileiro das Galáxias consagrou Douglas Adams por sua fina ironia e sua capacidade de elaborar histórias hilárias e inusitadas. Porém, essa não foi sua única obra-prima. Também na década de 1980, ele criou o personagem Dirk Gently, cujos elementos principais surgiram quando escrevia episódios para Doctor Who, outro ícone britânico da ficção científica.
Adams morreu em 2001, deixando dois volumes sobre as aventuras do detetive carismático e arrogante. Agora, finalmente, o primeiro livro é publicado no Brasil.
Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação.
Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way – irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime.
De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams.
Enquanto isso um Monge Eletrônico se aventura em nosso mundo com sua égua, acreditando nas coisas mais absurdas, pois essa é a função dele: Acreditar.
Acreditar, assim como a função do videocassete é assistir TV, para que outras pessoas não tenham todo esse trabalho. Está sem sentido aqui? No livro também está, porém melhor explicado hahaha!
Dirk entra em cena logo após Richard escalar o prédio de Susan, ele logo percebe que algo não está certo e decide investigar.
E esse é basicamente a base do enredo e dessa louca aventura.
Por meio de uma engenhosa série de negações estratégicas das coisas mais empolgantes e exóticas, pôde criar o mito de que era paranormal, místico, telepata, predestinado, vidente e morcego vampiresco psicosássico.Meu primeiro contato com Douglas Adams foi a mais de 10 anos quando li a primeira vez O Guia do Mochileiro das Galáxias, que foi um dos únicos livros que reli e tem o Marvin, um robô depressivo que é um dos meus personagens preferidos da vida!
O que significava "pscosássico"?
Era uma palavra inventada por ele, que negava com veemência que ela tivesse algum sentido.
Quando vi Douglas Adams entre os lançamentos de abril, é claro que tinha que solicitar, e para os fãs esse lançamento foi uma agradável surpresa.
O livro é bem curtinho e tão bom que eu leria em algumas horas apenas, pois apesar de mega detalhista, o Douglas tinha uma narrativa muito fluída, mas não o li em algumas horas, li em 3 dias mais ou menos, pois é uma leitura tão deliciosa, que tem que ser "degustada", eu li devagar para sentir cada palavra, pois apesar de ser debochado, divertido, mega louco, esse livro... esse livro é incrível.
Em meio a fantasmas, viagens no tempo, monges eletrônicos, éguas no banheiro e um detetive muito louco, temos uma história que não faz o mínimo sentido, mas ao mesmo tempo faz todo sentido. Confuso não?
Mas a questão é que apesar de cada evento bizarro que acontece aparentemente não ter sentido nenhum, no final tudo se encaixa perfeitamente.
E o que falar da embalagem que veio o livro?
A Arqueiro teve o cuidado de enviar numa caixa de pizza, que tem um significado no livro e enviou esse marcador de gatinho que é mega fofo, e o gato também tem um significado dentro do enredo.
Me desculpem se a resenha ficou um tanto confusa, mas é que realmente é difícil para mim falar desse livro que gostei tanto, Douglas Adams era genial, e é uma pena ele não estar mais entre nós.
Beijos!
Oi Angélica, eu li hoje mesmo uma resenha desse livro e você acredita que a pessoa não gostou? Mesmo falando mal, eu só conseguia pensar no quanto eu queria ler esse livro e ainda bem que sua resenha trouxe a redenção que o livro precisava para que eu fosse em busca dele. Bjs
ResponderExcluirTerritório nº 6
É normal quando a gente gosta demais de um livro, a resenha ficar confusa. O livro deve ser muito bom! Estou desejando ele loucamente na minha estante. Rs
ResponderExcluirPs: Amei a embalagem; rs
http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/
Olá, eu conhecia esse livro mas não tinha gostado dele, até agora, acabei de querer ler e me arrepender de não ter solicitado ele!!!! eu não sabia o porque dessa caixa de pizza, continuo não sabendo mas pelo menos sei que faz algum sentindo!!!!
ResponderExcluirhttp://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br
Que kit fofo a editora fez, demais <3
ResponderExcluirEu acho a capa fabulosa, a sinopse também, porém ainda não comprei a obra porque estourei o danado do cartão, ou seja, só próximo mês. Se não aparecer nenhum lançamento que to querendo muito, claro. Sua resenha ficou muito linda, me deixou ainda mais esperançosa pela obra! Além disso, como você, eu amei O Guia do Mochileiro das Galáxias, comprei a coleção toda por 20 reais no submarino no começo do ano. Adorei!
Beijocas
Vou ser sincera, estava esperando um blog como seu fazer resenha do livro, pois li resenhas tão toscas que fiquei assustada. Imaginei que um blogueiro maduro conseguiria trazer informações pertinentes da obra. Gostei muito, soube que jogo linguístico e amo livros que parecem não ter sentido algum. Quanto as fotos, toda vez que vejo essa caixa de pizza, fico no desejo, mas EU SOU ALÉRGICA a glúten :(
ResponderExcluirhttp://www.poesianaalma.com.br/
Oi, Angélica! Não achei sua resenha confusa, na verdade eu a li quase dando pulinhos, porque to muito animada em ler esse livro! E nossa, como eu gostaria de tê-lo recebido da editora assim na caixa de pizza! Achei o máximo!!! Cara, eu amo O Guia do Mochileiro, amo muito. O Marvin também está na minha lista de personagens preferidos de todos os tempos :)
ResponderExcluirUm beijinho,
www.literasutra.com
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirA sua resenha é a primeira positiva que leio desse livro, li 3 negativas entre semana passada e essa. Mas mesmo a sua sendo bem positiva vou deixar passar.
bjs
Olá; já li algumas resenhas desse livro e fico numa super dúvida se leio ele ou não. A história parece ser bem louca, mas ainda assim, muito interessante. Gostei da resenha.
ResponderExcluirpetalasdeliberdade.blogspot.com
Angel amei a premissa do livro, e a embalagem de pizza perfeita kkkkk . Imagino ele escalando o prédio, não conhecia esse livro, o autor sim . Gostei muito sua resenha me convidou para ler o livro. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Angélica, que alívio ler sua resenha! Eu li algumas resenhas por aí, e falaram um monte coisa que me deixou sem saber o que pensar. Será que Douglas Adams errou a mão?! Não que eu já o tenho lido, mas tenho ótimas referências sobre o autor.
ResponderExcluirEntão, acho que as resenhas são de pessoas que não entenderam a proposta do livro.
Meu exemplar, infelizmente, se extraviou. Vou ter que aguardar mais um pouco para ler esse livro lindão.
Beijos!
Oi Angélica! Já tinha lido algumas resenhas desse livro mas a sua foi a primeira que realmente me deixou com vontade de ler ele. O que dizer dessa caixa de pizza? Achei super criativa a idéia da Arqueiro.
ResponderExcluirBeijos
Carol
www.sobrevicioselivros.com
Oi, Angélica. Também recebi esse livro da editora e estou super curiosa para ler :) Antes, não havia me chamado tanto a atenção, mas agora estou morrendo de vontade. Será o meu primeiro contato com o autor e espero gostar tanto quanto você! Beijos
ResponderExcluirOi!! Eu achei muito criativa a maneira como a Editora enviou o livro, estão de parabéns.
ResponderExcluirLi algumas resenhas positivas deste livro e a sua me empolgou bastante. Não li nada do Doulgas Adams ainda, por isso esse livro me parece um bom ponto de partida.
Beijos!
www.palavrasradioativas.com
Oláá
ResponderExcluirSua resenha está ótima, não é o tipo de livro que curto mas conheço amigos que gostam bastante, adorei como veio o livro, bem criativo haha muito bom
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Angel li uma resenha que detonou o livro dizendo que imaturo escolheu a direção errada para o final e vc disse que amou ,.,,,,,, acho que vou ter que ler pra tirar minha dúvida,
ResponderExcluirBjus
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu li esse livro recentemente e não curti muito.
Apesar de não ter achado a história ruim ela é confusa em muitos aspectos e muitas coisas não foram devidamente esclarecidas ao final do livro e isso me desanimou um pouco.
Beijos :*
http://www.livrosesonhos.com/
Quero MUITO ler esse livro! Baixei no kobo pra começar e depois quero comprar o livro pq ESSA CAPA <3 e que kit gracinha!
ResponderExcluirwww.belapsicose.com
Olha perdi uma leitura boa desse livro tinha ele aqui e acabei passando pra frente por que os primeiros livros do Adam não me conquistaram, mas curti essa resenha! Bjkas
ResponderExcluirOlá tudo bem?
ResponderExcluirOlha eu sinceramente tenho que confessar que gostei bastante da sua resenha e também dizer que estou hiper feliz, porque comprei esse livro ontem na livraria. Ele já se encontra comigo e achei a capa linda. Espero poder gostar bastante da história, mas vamos ver né? Eu nunca li nada do autor, mas todos dizem que é bastante envolvente sua escrita, mas vou conferir por mim mesma. Adorei tudo que abordou sobre o livro. Espero que eu tenha a mesma impressão que você =]
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-anna-e-o-beijo-frances.html
Adorei ler sua resenha e perceber que você conseguiu curtir a leitura! Li resenhas muito positivas, como a sua, e outras que destacaram ser apenas a partir da centésima página que o livro se torna interessante. Mesmo assim, quero muito lê-lo. Acho que vou gostar tanto quanto você! Adoro quando tudo se encaixa ao final…
ResponderExcluirBeijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Caramba! Perfeito a ideia de editora ( que está entre as minhas editoras favoritas). Amo as obras do Douglas Adams, o sujeitinho é genial! Necessito desse livro (e todos do Adams), até então só tenho a coleção do Guia do mochileiro das Galáxias. Eu compraria “até a lista de compras dele”. Adorei você ter escolhido esse livro <3 Éguas no banheiro? Acho que o autor foi gerado numa maquina de improbabilidade infinita!
ResponderExcluirAgora assim uma resenha positiva kkk
ResponderExcluirTodas as resenhas que li desse livro são um pouco negativas. Mas a sua me fez ter vontade de solicitar o livro.
bjs bjs
Só resenha positivas :D acho lindo isso!!!
ResponderExcluirMas como disse em todas, eu só li Mochileiro e abandonei lá pro terceiro livro, a escrita do Douglas não deu certo comigo, mas fico feliz em ver o quanto os leitores gostam.
O Diário do Leitor
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu já li alguns livros do autor, mas confesso que acabei desistindo kkkk Mas ainda sim fiquei curiosa com esse, ele tem uma premissa bacana e fiquei babando nesse kit que a editora mandou, é muito amor, né?
Beijos :*
Larissa - srtabookaholic.blogspot.com
olha tenho lido resenhas contraditórias sobre o livro. Mas fico feliz de vc ter gostado, pq quero ler e mesmo com os problemas eu espero que a história me divirta como conseguiu com você. Obrigada pela resenha e as fotos.
ResponderExcluirOi Angélica.
ResponderExcluirAdorei a resenha.
Apesar de só ter lido O Guia do Mochileiro das Galaxias eu adorei a escrita de Douglas Adams, então esse lançamento está na minha lista de desejados! ^^
Espero que seja um livro divertido como O Guia.
Beijos
http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br
Haha, esse livro, esta capa, a embalagem, tudo é muito a cara do autor, assim como éguas no banheiro, viagens no tempo... EU fiquei curiosa para ler o livro e saber o que acontece, mas fiquei meio assim ela parte do "não faz sentido" pois não gosto de terminar o livro sem entender algumas partes dele.
ResponderExcluirSuper beijos <3
http://livros-cores.blogspot.com.br/
Oi,
ResponderExcluirJá li outras resenhas dos livros, algumas positivas e outras nem tanto, não conheço a escrita do autor e sou bem curiosa por começa por esse livro, a premissa me pegou logo de cara, e por ser rico em detalhes,uma narrativa tão boa, acredito que será o inicio com pé direito.
Parabéns resenha.
Beijos
Mari - Stories And Advice
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirNossa, confesso que fiquei um pouco confusa com a premissa da história, mas confio na sua opinião sobre a história desse livro. Nunca li nada do autor, mas fiquei curiosa em ler algo do autor.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi.
ResponderExcluirEsse livro parece ser daqueles que ou você ama ou você odeia, sem meios termos, pois vejo que as criticas se dividem muito. De qualquer modo, não sei se o leria, mas é nítido que a leitura foi ótima para você.
Beijo!
Livros & Tal [http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/]
Olá!
ResponderExcluirNunca li nada de Douglas Adams, minhas leituras estão se modificando e conhecendo coisas novas agora então para mim resenhas como a sua são ótimas. Amei a embalagem do livro, demorei pra entender que era realmente a embalagem do livro rsrsrs, muito criativo.
luadeneon.com
Oi Angelica, tudo bem?
ResponderExcluirA resenha está confusa sim, muuito. Porém esse motivo não me fez não querer ler o livro, pelo contrário, fiquei mega curioso em lê-lo, eu já li O Guai dos Mochileiros e não gostei muito, mas não acho que o mesmo acontecerá com esse livro. Pelo que você falou ele é ÓTIMO, adicionado a Wishlist!!