[Resenha] O Terceiro Testamento

7/19/2017



Título: O Terceiro Testamento
Título Original: The Third Testament
Autor: Christopher Galt
Editora: Editora Jangada
Páginas: 416
Compre: Amazon | Saraiva
Livro cedido ao blog pela editora parceira
O mundo parece estar enlouquecendo!
Em toda parte, as pessoas começam a ter visões. Um adolescente francês assiste Joana D'Arc ser queimada na fogueira, e até tenta tirar uma foto com o celular, e a presidente dos Estados Unidos tem visões de seus antecessores dentro da Casa Branca. Ninguém sabe se essas misteriosas aparições são uma espécie de alucinação coletiva, uma doença virótica causada por bioterrorismo ou se são sinais do Apocalipse. Ocorrem suicídios em massa em várias partes do mundo, e o psiquiatra e neurocientista John Macbeth, à frente de um projeto para criar uma inteligência artificial autônoma, busca freneticamente uma resposta antes que seja tarde demais. Ele descobre que a verdade por trás de tudo pode mudar os rumos da humanidade para sempre. E até custar a sua vida. Uma história eletrizante que o fará questionar sua perspectiva da realidade. E até mesmo a sua sanidade.


A sinopse do livro já é um bom resumo para o enredo do livro, então vou falar principalmente sobre minhas impressões sobre a história.

Não sou uma fã de ficção científica, mas gosto de sair da minha zona de conforto e ler algo diferente de vez em quando, e foi isso que me levou a ler O Terceiro Testamento.
No entanto não foi uma leitura fácil, foi lenta e em alguns momentos cansativa.

A história gira em torno principalmente de John Macbeth, que está em Boston quando os estranhos eventos começam acontecer, e ninguém sabe o que está havendo.
Suicídios em massa, uma cidade inteira sentindo um terremoto que não aconteceu, alucinações coletivas, e várias teorias começam a surgir.


Não foi o pior livro que li na vida, e se ele fosse menor eu teria curtido mais a leitura, pois temos vários pontos de vista de diversos personagens, e chegou um momento em que eu pensava “mas de novo?”,  começou a ficar cansativo e repetitivo, principalmente porque já sabia que as alucinações estavam ocorrendo, então eu particularmente não via motivo para tantos pontos de vista.

Um ponto interessante no livro é que dá para levantar várias discussões acerca de religião x ciência,e os problemas do fanatismo e extremismo, seja lá qual for. A história nos faz pensar bastante sobre o assunto.

No mais, devo ressaltar que apesar da leitura ter sido lenta, e tirando os termos científicos utilizados, na maior parte do tempo é usada uma linguagem de fácil entendimento, e nas últimas 100 páginas a história fluiu melhor,  e o final foi bem interessante, e algumas coisas que eu achei que fossem algumas pontas soltas na história se encaixaram e fizeram todo o sentido.

Para os fãs do gênero, acredito que a leitura será bem melhor do que foi para mim.
- E se eu existir apenas na mente de vocês? - Olhou-o com sinceridade pela primeira vez, algo se manifestou com nitidez em sua expressão. - Nunca pensaram nisso? Nunca lhe ocorreu que tudo e todos ao redor estão dentro de sua mente?

Comente com o Facebook:

19 comentários

  1. Parece ser interessante, embora não seja meu gênero preferido. Talvez um dia eu leia para sair da zona de conforto. Adorei a resenha
    Beijos
    https://novolivronovoamor.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Oiii Angel, tudo bem?
    Pena que a leitura não foi tão boa assim para você, para mim acho que enlouqueceria para ler, gosto muito desses gêneros e fiquei bem curiosa de porque as pessoas estarei tendo essas visões e qual seria o desfecho e a mensagem passada, linda foto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Menina, adorei sua resenha e fotos, está de parabens. Adorei o titulo do livro, ele lembra muito algo biblico, alias, alucinações tambem né? Fiquei bem interessada em ler.

    ResponderExcluir
  4. Amooo ficção científica, vou dar uma pesquisada sobre esse livro - fiquei com muita vontade de ler, a sinopse é muito boa. Suas fotos ficaram lindas também <3
    Beijosss!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  5. Olá! Infelizmente ler ficção cientifica, não é a minha praia. Desta vez vou passar a dica. Mas enquanto lia a resenha, eu achei que daria um belo filme está história. ( sobre filmes de Ficção cientificas eu até me atrevo a assistir junto com meu pai) Se for adaptado para o cinema eu confiro a história. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Esse livro não faz muito meu gênero, mas assim como você também gosto de sair da minha zona de conforto. Esse livro deve ser ótimo para os fãs desse gênero, pois a minha amiga leu esse livro e amou demais. O bom é que ele traz ótimas reflexões.

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Muito bom ler algo que não estamos habituadas e nos surpreender positivamente né? Já li algumas resenhas dessa obra e fiquei muito curiosa, mas ainda nem consegui pegar pra fazer a leitura.
    A forma como o autor conduziu a trama parece ser bem envolvente. Adoro ficção científica mas tenho lido tão pouco ultimamente!
    Beijos!


    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá! Acho até que leria bem esse livro, eu adoro livros desse gênero. Porém, no momento, acredito que estou em outra vibe.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Nossa, que enredo tenso! Particularmente eu curto o gênero e acho que falta um pouco de incentivo a ele, devido aos grandes clássicos desse nicho, há muita comparação e fica difícil para os autores. Vou deixar o nome marcado como sugestão para uma possível leitura. Bjoooo

    www.blogpapelpapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Infelizmente eu não curti a premissa desse livro, não por não gostar de ficção científica, mas o enredo realmente não me atraiu, mesmo você apontando os pontos positivos dele.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Quando vi o livro pela primeira vez eu fiquei curiosa com a leitura, eu gosto do gênero e me pareceu ser interessante. MAs fui lendo resenhas e vendo comentários de amigos e perdi o interesse.

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Amo suspense, não conhecia esse livro, mas espero que eu possa ler o mais rápido possível. A capa está bem bonita.

    ResponderExcluir
  13. Estou lendo esse livro, e como leitura de ficção científica, estou amando. Luca pra chegar no final para saber o resultado dessa loucura toda. Mas concordo com você que há momentos que fica cansativo por causa da insistência em frisar as visões/alucinações.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Acho que nunca li ficção científica, apesar de ter bastante interesse... Gostei bastante da dica, com certeza vou ler.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  15. Olá! Estou numa vibe ficção científica e esse livro me interessou, anotei o nome e vou procurar em alguma promoção!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. Oie Amore,

    Sendo bem sincera confesso que o livro não me atraiu não, passo a dica.
    E lendo sua resenha vendo que a leitura não foi tão positiva acho que vou passar direto dessa vez!
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  17. Primeiramente, amei seu óculos. rs
    Segundamente, não sei se leria. Parece bom, mas não sei se faz meu gênero, parece confuso... Não é a primeira resenha que li dele e acho que não vai rolar mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu gosto muito de ficção científica e dos gêneros associados, assim como de tramas que envolvam a humanidade e possíveis catástrofes e fiquei bem animada ao ler a sinopse desse livro mas bem desapontada a cada resenha que leio pois, aparentemente, não é um livro tão bom quanto aparenta ou poderia ser. O que é uma pena pois a premissa é muito boa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro, e pela sinopse até tinha me interessado... Mas confesso que o que li na sua resenha me desanimou. Corro de enredos cansativos e repetitivos,e esses termos científicos utilizados iam me irritar e me enlouquecer ao mesmo tempo, muito provavelmente... Rs... Então prefiro não me aventurar na leitura.

    ResponderExcluir

 
A. Libri © Copyright 2017 ♥ Ilustração by Vexels.com ♥ Design by Kris Monneska.