[Resenha] Surpreendente!, Maurício Gomyde

6/06/2018



Título: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Compre: Amazon | Saraiva
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.


Já faz um tempinho que terminei a leitura de Surpreendente!, mas por diversos motivos só consegui postar a resenha dele hoje.

O livro trás a hisória de Pedro, recém formado, e tenta mudar a vida das pessoas com o que ele mais ama na vida: o cinema! Ele trabalha em uma videolocadora na periferia da cidade de São Paulo e também num cineclube, nas horas vagas
Ele sofre de uma doença degenerativa que já devria ter deixado ele cego, mas que por algum motivo inexplicável ainda não aconteceu, mas ele tem a visão bem comprometida.

Seu grande sonho é ganhar um Cacau de Ouro, mas ainda não tem ideia do que seria o roteiro perfeito, e é com a ajuda de Fit, seu melhor amigo, e Cristal e Mayla que ele parte em uma aventura em busca desse roteiro.

Mas ele vem escondendo um segredo de todos à sua volta, e que torna sua busca ainda mais importante, digamos assim, cada detalhe do que acontece em sua vida à partir daquele momento.

É complicado falar deste livro sem soltar vários spoilers, mas esse meu primeiro contato com uma história do Maurício já me fez ter vontade de ler outros livros dele.


Surpreendente! É uma história sobre superação, amizade, amor, talvez não nessa ordem, ou talvez sim.
Pedro tem um amor à vida que é impressionante, vive intensmente o quanto pode,o que é bem compreensível, levando e conta o fantasma da cegueira que o persegue. Para ele, cada dia que abre os olhos e consegue enxergar é uma dádiva.

Eu fiquei muito encantada com a história, os personagens são ótimos e bem construídos, alguns segredos sobre o passado de Pedro são revelados, que o deixam bem confuso, e bravo, mas são coisas que fazem parte de quem ele é, coisas que não adianta lutar contra.

A narrativa é em terceira pessoa, e a escrita do Maurício é bem fluída. Gostei muito da história, além da parte gráfica do livro estar super bonita, a editora caprichou!
— Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?

Comente com o Facebook:

10 comentários

  1. Olá
    Vi esse livro no sebo aqui na minha cidade e quase o comprei, deveria ter comprado kkkkk.
    Adorei saber mais sobre o livro e a minha sorte é que na biblioteca tdaqui tem tambem (já andei sondando os livro de lá).
    Quero ler muito em breve.
    Dica anotada.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Gosto muito da escrita do autor, de verdade, poderia pegar várias citações que amei no livro, mas Pedro me desanimou, somente ele. Gostei dos outros personagens e de toda viagem envolvida durante a gravação do filme dele. Quando o protagonista não nos gera empatia é meio difícil focar nele.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  3. Oi Angélica, eu tenho este livro mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Acho o enredo muito interessante e acho que vou me emocionar com a história do Pedro. Fico feliz que tenha gostado.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que esse é um dos poucos livros onde a narrativa em terceira pessoa funcionou tão bem. Lembro bem do sucesso que ele fez assim que foi lançado, o autor sem dúvida alguma soube como construir uma boa historia.

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem? Não conhecia o autor, mas fiquei curiosa sobre o segredo dele, o que me tocou bastante foi a sua luta contra a doença, e mostrar o quando é forte, anotada a dica, vou procurar saber mais do autor. Parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Angel. Eu acho a capa desse livro maravilhosa! Eu li há pouco tempo e gostei muito da leitura também. Fico feliz em ver a sua opinião com a leitura e de ter ver de volta ao blog.

    ResponderExcluir
  7. Olá Angel, tudo bem? Fiquei apaixonada por esse livro desde a primeira vez que vi ele exposto na livraria mas, como não tinha dinheiro para comprar acabei esquecendo dele. Agora, lendo a sua resenha estou ainda mais interessada em comprá-lo não só pela história mas, também pelo quots lindos que ela possui.
    Ótima resenha!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ainda não tive oportunidade de ler essa história, mas gosto do fato de trazer tantos elementos sobre amizades, superação.
    Deve ser uma leitura muito proveitosa.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Olá, que bom saber que gosto de ler Surpreendente, eu tenho ele na estante mas ainda não tive tempo de realizar a leitura, já li outro livro do autor e gostei bastante da escrita dele.

    ResponderExcluir
  10. Oii.
    Comprei esse livro já tem um tempinho, mas ainda não o li.
    Na realidade acabei esquecendo dele na estante, mas agora lendo a sua resenha fiquei com vontade de tirá-lo para ler.
    Só não sei se vou conseguir ler ainsa nesse mês, estou entupida de leituras.
    Bjs Mary

    ResponderExcluir

 
A. Libri © Copyright 2017 ♥ Ilustração by Vexels.com ♥ Design by Kris Monneska.