Resenha: A Playlist de Hayden, Michelle Falkoff

12/16/2015



Título: A Playlist de Hayden
Título Original: Playlist For The Dead
Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Na manhã seguinte após uma briga com seu melhor amigo Hayden, Sam vai até a casa dele para se desculpar, só que ele encontra o amigo morto.

Hayden deixou apenas um pen drive com um bilhete para Sam escrito "ouça, você vai entender", nada mais, nem uma carta, nada para a família.

No dia do velório, Sam tem um desentendimento com um grupo que eles chamavam de A Trifeta do Bullying, do qual fazem parte Ryan, irmão de Hayden e mais dois amigos. Neste mesmo dia ao ir ao shopping. Sam conhece Astrid, uma garota que se diz amiga de Hayden e que ele não fazia ideia de existir.

Os dias vão passando, Sam se aproxima de Astrid, eles vão descobrindo que tem várias afinidades, faz novos amigos que são da turma de Astrid, porém coisas estranhas começam acontecer, como um misterioso jogador chamado Arquimago_Ged aparecer no Mage Warfar (jogo que ele jogava com o amigo), sendo que este nome era usado por Hayden, e este misterioso jogador conversa com Sam, como Hayden costumava conversar, ele tenta entender o que está acontecendo, porque parece apegar em alguns momentos.

A Trifeta do Bullying começa a ser atacada misteriosamente, e Sam com os apagões que vem tendo se questiona se ele pode ser ou não o autor dos ataques enquanto ouve a playlist e tenta descobrir o que levou Hayden a tomar a decisão de tirar a própria vida.

Quando li o livreto que a NC enviou com os primeiros capítulos, acreditei que fosse gostar mais do livro do que de fato gostei.
O Sam não me pareceu alguém que acabou de perder o amigo, apesar que eu nem sei como dever ser e cada um lida com a dor de uma forma diferente, mas simplesmente não comprei o peixe dele, além da culpa que ele dizia sentir. Quando foi revelado que que aconteceu fiquei tipo "WHAT?"

Quanto aos ataques à Trifeta cogitei várias possibilidades, o Sam sofrer de algum transtorno mental estava entre elas.

Sobre a playlist, imaginei que fosse fazer mais sentido do que fez, fiquei com a impressão que as músicas estavam lá apenas para enfeitar o livro, tinha algumas com letras tristes e tal, mas foi isso.

Enfim, o livro não é horrível, mas tinha potencial para ser melhor, se fosse melhor trabalhada a questão do bullying, coisa que não foi e do suicídio, do que ser focada mais nos conflitos internos e mimimis do Sam.

O livro tem uma narrativa fluída, em primeira pessoa pelo Sam e a diagramação do livro está super bacana, vejam nas fotos:









Comente com o Facebook:

16 comentários

  1. Eu quero muito ler esse LIVROOO, eu tbm recebi os primeiros capitulos, mas o temo de enviar as primeiras impressões dela ja tinha acabado 😞😞😞, maas um dia vou compra-lo...

    ResponderExcluir
  2. Oieee, sabe que fiquei incomoda com o fato do Sam nem aparecer que perdeu o amigo? Isso me gerou um desconforto grande na leitura. Achei que fosse só eu que tivesse essa impressão.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo esse livro, mas sempre paro e vou ler outra coisa, mas agora pretendo terminar a leitura, porém, não estou achando o livro tudo isso, já procurei a tradução as musicas etc. Mas mesmo assim estou achando o livro fraquinho.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo tendo alguns pontos negativos, eu quero muito ler esse livro!!!
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. 'Sobre a playlist, imaginei que fosse fazer mais sentido do que fez, fiquei com a impressão que as músicas estavam lá apenas para enfeitar o livro, tinha algumas com letras tristes e tal, mas foi isso.' disse tudo, li o livro e concordo com você. Achei uma leitura chata e tosca :(

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Uma amiga também leu esse livro e disse a mesma coisa, que a história tinha mais potencial e merecia mais.
    Eu tenho esse livro aqui e não pretendo ler por agora,mas quem sabe um dia.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito da leitura, apesar de ser algo meio sem sentindo a PlayList, achei todo o resto interessante de se acompanhar, que pena que não foi o que pensou que seria! :(

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiii, eu quero muito ler este livro, me chamou bastante a atenção desde o começo ��
    Beijos❤
    Segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu queria que esse livro tivesse sido realmente melhor do que foi, acho que a playlist ficou uma coisa completamente aleatória na história, forçada. Não gostei tanto quanto achei que fosse.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu li o livreto também e estava gostando da leitura, ainda não li o livro, mas ele já está na minha estante.
    Espero gostar ao menos um pouco do livro, já que tenho visto que assim como você, muitas pessoas estão se desapontando com essa história.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Angélica! Tudo bem?
    Eu tenho esse livro por aqui, li, mas sinceramente achei a leitura um pouco massante, estava quase desistindo :/ A capa tinha me chamado atenção e o início tava bem bacana, mas do meio pro final fiquei desejando abandonar a leitura aos poucos. É, isso que achei estranho deixarem as músicas lá, eu escutei todas e tentei associar com a história, até com traduções e realmente achei que foi só enfeite :( Adorei demais sua resenha, e gostei dos detalhes que apontou :)
    Carpe diem, http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
  12. Tive exatamente as mesmas impressões que você. Esperava mais do livro e a Playlist ficou só no nome. Também me decepcionei com a explicação para o Arquimago_Ged.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  13. eu li os primeiros capítulos, fiquei curiosa, louca pra ler todo mas ele demorou tanto que desanimei da leitura =/

    ResponderExcluir
  14. Oiiie
    Quero muito ler o livro e espero poder em breve pois adoro esse temas mais pesados, tentarei ir sem muita expectativa por ver algumas críticas sobre, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu li os primeiros capítulos do livro e estava gostando bastante. Mas vendo a sua resenha e descobrindo que o protagonista tem apagões, já não sei se vou gostar tanto assim do restante.

    ResponderExcluir
  16. Gostei da sua resenha, especialmente por ser sincera. Esse ano eu dei um tempo em sick lit, quero só casos mais felizes^^

    ResponderExcluir

 
A. Libri © Copyright 2017 ♥ Ilustração by Vexels.com ♥ Design by Kris Monneska.