Resenha: Enquanto Bela Dormia, Elizabeth Blackwell

3/14/2016



Título: Enquanto Bela Dormia
Título Original: While Beauty Slept
Autora: Elizabeth Blackwell
Editora: Editora Arqueiro
Páginas: 368
Compre no Amazon
Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais.

Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.

Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.



O livro mostra como nem tudo é o que parece. Que os contos de fadas podem não ser tão bonitos como os conhecemos.

Elise é uma jovem ambiciosa, de origem humilde, ela consegue realizar seu sonho que é trabalhar no castelo.
Seu trabalho começa como sendo a garota que acende a lareira e limpa os urinóis, mas tem um crescimento meteórico, tornando-se criada pessoal da rainha, despertando a inveja e curiosidade de muitos.
Ela se torna próxima da rainha, uma vez que é leal à soberana, conhecendo assim seu sofrimento por não conseguir engravidar, e acompanha tudo, desde o descobrimento da gravidez, até o nascimento da princesa Rosa. Tudo parece perfeito, até Millicent, a temível tia do rei tomar uma atitude que deixará toda a corte com medo e em alerta ao londo dos anos seguintes.

Logo que chegou na cidade vindo da fazenda em que vivia em condições precárias, ela conhece Marcus, filho de um sapateiro, de quem com o passar do tempo se torna amiga e algo mais, uma vez que a afeição entre os dois é crescente.
Mas as coisas ficam difíceis entre os dois, afinal, terá lugar no castelo para um simples filho de sapateiro?


Gostei muito dessa releitura, alguns momentos foram angustiantes, principalmente no final, este que foi diferente de qualquer coisa que eu poderia imaginar, ponto pra autora!

Mas apesar de ter gostado da história, confesso que não me apeguei a nenhum personagem e a leitura foi se arrastando por semanas.

Achei a narrativa dele boa, porém muito detalhada, e lenta, por isso demorei tanto para ler. A narrativa é em primeira pessoa pela Elise, que na realidade está contando a história para sua neta.

Não tenho muito o que falar do livro sem soltar spoiler, até mesmo porque a sinopse diz bastante sobre ele, e apesar não ter me afeiçoado aos personagens e ter me arrastado com a leitura (sim, eu dificilmente abandono livros), o desfecho dele valeu super a pena, me surpreendeu bastante e apesar dos pontos tristes, achei super digno!



Porque a verdade não é nenhum conto de fadas.



Comente com o Facebook:

15 comentários

  1. Olá tudo bem ?
    A premissa desse livro é maravilhosa sua resenha também está perfeita, ultimamente ando lendo muitas resenhas desse livro e quero muito comprar todas as resenhas sempre falando positivamente do livro . Parabéns tanto pela resenha quanto pelo blog ♥

    ResponderExcluir
  2. Oiii, tudo bem?
    Eu tenho tanta vontade e curiosidade em ler este livro, você não tem noção. Acho realmente a edição maravilhosa e isso me agrada e diante da história também. Te entendo sobre não soltar spoiler hahahaha
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi *---*

    Que pena que a leitura foi arrastada pra você, acho que foi justamente por não ter se apegado a nenhum personagem. Quero muito lê-lo mas depois da sua resenha vou colocar o pé no freio e baixar minhas expectativas.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Fiquei bastante curiosa com o livro, mesmo sabendo que você se arrastou...rs...é um tipo de leitura que me atrai, não conhecia o livro e já está anotadinho. Obrigada pela dica.
    Fê (eq. Saga)

    ResponderExcluir
  5. Adoro contos de fadas e essa releitura deve ser muito interessante. Também amo finais surpreendentes então acho que vou gostar desse livro. Ótima resenha ;)

    www.pegueumaxicarablog.com

    ResponderExcluir
  6. gosto de obras detalhistas mas que não sejam cansativas... tava até com vontade de ler mas depois de saber desse detalhe...
    bem, acho que vou adiar um pouco e deixar a empolgação voltar pra ler...
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Hello!
    Estou super animada de ler Enquanto Bela Dormia.
    Desde o lançamento que ele está no meus desejados e só de ver a capa ja fico curiosa.
    Adorei ler mais sobre o livro na sua resenha, vou ler com certeza.
    Adoro releituras e acho q esse vai ser lindo.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não é um livro que eu tenha vontade de ler... Não sou fã de releituras, ainda mais de contos de fada. Enfim, gostei da sinceridade da sua resenha.

    ResponderExcluir
  9. Amo releituras de clássicos e estou super ansiosa por essa leitura, é uma pena que ela tenha sido arrastada para você e que você não tenha se apegado aos personagens.
    Espero gostar da leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Olá, adoro os clássicos e parece que as releituras chegaram com tudo. Quero muito ler essa obra, pois adoro a história original de 'A Bela Adormecida'. Parabéns pela resenha, ficou muito boa.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  11. Ooi
    Fiquei apaixonada pela capa, linda linda! Amo releituras, geralmente me leva a ver como coisas ocultas das histórias originais haha
    Sua resenha está ótima, bem sincera, que é o essencial.

    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Toda vez que eu vejo esse livro eu mudo de opinião sobre ele. Você já sentiu alguma coisa assim? Antes eu não queria ler, mas agora to numa fase de querer muito! :) Gostei da sua resenha.
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? A primeira vez que vi esse livro fiquei apaixonada pela capa, ela é incrivelmente linda. Depois que assisti a série Os melhores contos de Grimm, no canal Globosat, percebi que realmente alguns contos não são como nós os conhecemos, interessante que cada um escreve a sua maneira. Parabéns pela resenha. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  14. Oi Angelica, tudo bem? Não conhecia o livro, mas gostei muito dele, pela sinopse e pela capa. Me lembrou um pouco Once upon a time... Espero ter a chance de lê-lo.
    Bjs,

    Juliana
    claqueteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adoro releituras. E esse livro já faz um tempinho que estou querendo de ler.
    É horrível quando não nos paegamos aos personagens né, ou quando eles não se destacam pelo menos, parece que a leitura se arrasta mesmo.
    Mesmo assim, quero ler e tirar minhas próprias conclusões.rs

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir

 
A. Libri © Copyright 2017 ♥ Ilustração by Vexels.com ♥ Design by Kris Monneska.