Resenha: O Garoto do Cachecol Vermelho, Ana Beatriz Brandão

9/05/2016



Título: O Garoto do Cachecol Vermelho
Autora: Ana Beatriz Brandão
Editora: Verus Editora
Páginas: 294
Compre: Amazon | Saraiva
Uma história comovente, recheada de drama, suspense e romance
Melissa é uma garota linda, rica e mimada, que sempre consegue o que quer e tem todos na palma da mão. Ela acredita que a carreira de bailarina é a única coisa que realmente importa, porém suas certezas são abaladas quando faz uma aposta com um garoto misterioso, que parece ter como objetivo virar sua vida de cabeça para baixo. De repente, Melissa se vê dividida entre dois caminhos: realizar seu maior sonho, pelo qual batalhou a vida inteira, ou viver um grande amor. Mas, não importa aonde ela vá, todas as direções apontam para o garoto do cachecol vermelho... Com esta história intensa e apaixonante, Ana Beatriz Brandão vai emocionar e surpreender o leitor, provando que é uma jovem autora que tem muito a dizer.

Eu definitivamente não sei como começar essa resenha e espero conseguir passar pra vocês pelo menos um pouquinho do que senti com esse livro.

Melissa é linda, rica, extremamente talentosa, arrogante e preconceituosa, não gosta sequer de ter alguém de classe mais baixa no mesmo ambiente que ela.

Daniel é um garoto lindo, mas o que mais chama atenção nele não é sua beleza exterior, é a pessoa que ele é. Sempre animado, disposto a ajudar a todos. Sua generosidade é linda de se ver.

Os dois tem um primeiro contato na noite de ano novo, quando Melissa está com um grupo de amigos e vê Daniel pintando algo no chão e acredita que ele seja apenas um vândalo qualquer, e qual não é sua surpresa quando o encontra no primeiro dia de aula na faculdade, no qual ele dá um jeito de forçá-la a ir ao trote solidário em que os alunos fazem apresentações para os pacientes que são assistidos pela ABrELA. Ela é claro, fica revoltada.

Entre muitas brigas eles vão se aproximando e Daniel tenta fazer Melissa a enxergar a vida com outros olhos.

Mas a tarefa não é tão fácil quanto parece, pois Melissa se importa sequer com os "amigos" dela, imagina pessoas que não fazem parte desse círculo.
Seu relacionamento com a mãe não existe, já que a mãe sempre foi ausente, entre outros problemas com os quais ela é obrigada a conviver, seja causado por terceiros, ou por si mesma, já que vive uma vida desregrada e não se alimenta adequadamente, para ela só o que importa é sua carreira de bailarina e não importa sobre quem ela tenha que passar por cima para atingir seus objetivos.

Mas o destino reserva muito para esses dois, e essa história é muito mais do que podemos imaginar.



É muito difícil falar desse livro, é mais que apenas um romance, pois ele trata de temas importantes, sem contar a forma que ele nos mostra que devemos enxergar além das aparências, das limitações, da classe social, e que devemos ter esperança e acreditar que as pessoas podem mudar, por mais difícil que pareça.

Melissa foi uma personagem que odiei, e a forma como ela tratava as pessoas e as enxergava definitivamente não é correta, mas eu a entendo, por tudo o que ela sofreu no passado, desde a negligência da mãe, até outros fatores que se seu falar aqui vou dar spoiler.

Daniel é um amor, ele é doce, sabe o que dizer nas horas certas e como lidar com as pessoas independente de que seja (queria ser assim), mas ele não tem a vida perfeita, tem os próprios problemas, mas sempre se mantém positivo, o que é admirável.

Os dois são duas metades que se completam, ele tem muito a ensinar e ela tem muito a aprender. Aprender a amar, a ser amada. A deixar de lado os preconceitos e a arrogância.

Outros personagens se destacam também, que são Fernanda, amiga da Mel e Helena, irmã do Dani.

A narrativa é em primeira pessoa sob o ponto de vista da Melissa, o que nos deixa com mais raiva dela em certos momentos quando ela destila seu veneno à respeito das pessoas, e a narrativa também é super fluída e prende, é impossível parar de ler enquanto não termina.

O livro é emocionante demais, com um final que despedaçou meu coração, mas que também não poderia ser diferente, pois se a situação fosse outra não sei como seria possível sofrer menos que com o que acontece.
Me fez sorrir, Dani tem esse poder sobre a gente, e chorar muito, chorei tanto agora quanto chorei quando betei ele, ou seja, nada prepara a gente para a explosão de emoções que vem com esse livro.

E o mais importante, que é que comprando o livro, você está automaticamente doando para a ABrELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica), que é uma doença que é um dos temas tratados no livro. Parte dos direitos autorais da Ana são doados para a instituição.
Saiba mais sobre a ABrELA:  www.abrela.org.br 

Daniel tinha esse poder sobre as pessoas. Ele era como um farol no meio da noite escura, um ponto de luz que você tem que seguir se quiser sobreviver. Eu tinha que admitir: estava começando a me sentir atraída por esse farol.

Esse é apenas um dos quotes lindos que tem no livro, que dá vontade de embrulhar em vez de apenas marcar com post-it de tão lindo que é, mas se for falar mais dele aqui vou acabar soltando spoiler, coisa que não quero, mas só posso dizer uma coisa: LEIA ESSE LIVRO, PRA ONTEM!

Vou deixar aqui o booktrailer lindo dele e a playlist que está linda também!







Comente com o Facebook:

9 comentários

  1. Angel, esse livro é um destruidor de corações e até mesmo o leitor que, assim como eu, não chora facilmente vai terminar a leitura com o coração na mão e lágrimas nos olhos. Adorei a resenha, achei a foto linda e o booktrailer é tão emocionante quanto o livro.

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Carla, tudo bem?
    Ainda não tive oportunidade de realizar a leitura deste livro, mas estou apaixonada demais pela resenha e a história, aprece ser linda e emocionante, super romântica, quero muito ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha e achei a premissa interessante.
    Obrigada pela dica
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu "tenho" a Ana no Facebook e acompanhei o processo de produção desse livro, vibrei com cada novidade e estou super feliz por ele ter ficado entre os mais vendidos da editora!
    Como eu até cheguei a comentar em uma postagem dela, eu me sinto um saco de batatas quando percebo que ela tem só 17 anos e já tem essa carreira linda, esses livros lindos <3
    Enfim, eu ainda não li a obra mas tenho certeza que vou me encantar quando acontecer, pois apesar de ter um romance clichê aborda temas importantes e o fato de haver essa doação para a ABrELA só mostra o quanto a autora é uma menina generosa e que merece todo o prestígio que vem recebendo. Curiosa para conhecer o DaniDani!

    Beijos,
    Kemmy|Duas leitoras

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Estou namorando esse livro desde o lançamento. A história parece ser muito bonita. Amei o booktrailer dá mais vontade de ler!
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    achei maravilhosa a iniciativa da autora de doar para a instituição que ajuda na Esclerose!
    Acho que não leria o livro por achar esse assunto de "Garota ter que escolher entre o amor ou a carreira" bem clichê. Sei que você falou e mostrou que o romance vai MUITO além disso, mas a trama principal não me chamou a atenção.
    OBS: O quote é realmente lindo!! =D
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    www.relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Oie, só a trilha sonora ja me cativou. Parece realmente um livro marcante, que gera muitos aprendizados, e tenho ouvido tantos elogios que estou com muita vontade de ler para conferir. Achei o máximo a autora doar para a associação parte das vendas dos livros. Atitude muto nobre. Parabéns para ela.

    ResponderExcluir
  8. Oie
    que legal sua resenha pois eu esperava realmente apenas um romance do livro e pelo jeito retrata assuntos muito legais, será uma das minhas próximas leituras e espero gostar muito

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie
    A capa desse livro é linda! Já li outros livros da Bia e sei que a escrita dela é maravilhosa. Inicialmente pensei em um romance ingênuo e fofo, mas acredito que é bem mais que isso! O livro tá aqui em casa e vou ler em breve.

    ResponderExcluir

 
A. Libri © Copyright 2017 ♥ Ilustração by Vexels.com ♥ Design by Kris Monneska.