[Resenha] Mistério em Chalk Hill

9/15/2017



Título: Mistério em Chalk Hill
Título Original: Der Verbotene Fluss
Autora: Susanne Goga
Editora: Editora Jangada
Páginas: 424
Compre: Amazon | Saraiva
Livro enviado pela editora parceira
Em 1890, depois de um escândalo que afetou sua reputação, Charlotte Pauly deixa Berlim e vai lecionar para a pequena Emily, em Chalk Hill, uma mansão vitoriana nos arredores de Londres. Charlotte logo percebe uma estranha atmosfera na antiga casa. A menina de 8 anos é sempre atormentada por pesadelos e visões fantasmagóricas da mãe, que se afogou no rio da propriedade em circunstâncias misteriosas. Quando Charlotte tenta saber a respeito da morte de Lady Ellen, o pai de Emily, Sir Andrew, reage com hostilidade. Com tudo envolto em um grande mistério, somente com a ajuda de Tom Ashdown, um jornalista londrino designado para investigar o caso, é que Charlotte poderá verificar o que há por trás dos fenômenos sobrenaturais que assolam a mansão e descobrir uma trágica verdade escondida nas paredes de Chalk Hill...
Charlotte Pauly é uma preceptora alemã, que se muda para Inglaterra quando se vê envolvida em um escândalo que abala sua reputação.
Em Chalk Hill, onde foi contratada, irá lecionar para Emily Clayworth, uma menina de 8 anos, que perdeu a mãe a poucos meses, e também até poucos meses tinha a saúde extremamente frágil.
Emily é inteligente e aplicada, mas logo Charlotte nota que há algo errado com ela, que tem frequentes pesadelos, crises de sonambulismo, e diz conversar com a mãe, mas quando tenta falar com alguém na casa sobre o estado da menina, todos se calam, até depois de um episódio particularmente preocupante para Sir Andrew (pai da Emily), ele pede ajuda para a Society for Psychical Research, e é onde Tom Ashdown entra em cena na misteriosa Chalk Hill.
Tom é jornalista em Londres, e se juntou a Society devido alguns eventos de seu passado que nem é tão distante assim, e junto com Charlotte faz o possível para descobrir o que realmente acontece com Emily.


O clima de mistério permanece durante toda a leitura, inclusive sobre o que aconteceu com Charlotte em Berlim, que vai sendo revelado aos poucos.
O caso de Emily nós descobrimos conforme Charlotte investiga. A autora não entrega nada antes do tempo.

Os personagens são bem construídos e a história é muito boa, alguns pontos poderiam ter sido mais desenvolvidos, mas não afeta a leitura e talvez o desenvolvimento fosse mais lento caso a autora tivesse feito dessa forma.
O final me incomodou um pouco, achei que terminou de uma forma bem abrupta, mas isso não torna o livro ruim, eu só queria saber mais mesmo hahaha.

A narrativa é em terceira pessoa principalmente sob o ponto de vista da Charlotte, e é bem fluída e junto com o mistério do livro, torna quase impossível parar de ler enquanto não acaba.

Ainda temos um posfácio, onde a autora fala sobre alguns pontos da história, achei interessante.
Uma coisa que tinha aprendido em seus anos como preceptora, era não se mostrar ofendida, nem aos patrões nem aos alunos ou serviçais. Quem é vulnerável acaba sendo atacado, é simples assim. As pessoas sentem isso.

Comente com o Facebook:

5 comentários

  1. Apesar de mistério não ser um gênero que me chama a atenção normalmente, achei a sinopse desse livro bem interessante.
    Acho que curtiria a leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  2. Nossa!
    Essa história parece ser muito legal!!! Dica anotada!! Quero muito saber o que acontece nessa casa! =D

    ResponderExcluir
  3. Eu recebi esse livro da editora e estou ansiosa para iniciar a leitura, ainda mais agora após ler a sua resenha. Estou com saudades de obras de suspense e mistério haha. Sua resenha está ótima, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  4. Eu estava bem curiosa com esse livro e gostei de conhecer um pouco sobre ele através da tua resenha. Gostei da premissa e me interessei pela leitura.

    ResponderExcluir
  5. O livro não é muito a minha cara, e isso dele terminar de uma forma abrupta meio que me fez desistir de vez de ler. Finais assim costumam me deixar bem insatisfeita, então prefiro não me arriscar já que a obra não chamou minha atenção de verdade. Mas achei a capa bem legal!

    ResponderExcluir

 
A. Libri © Copyright 2017 ♥ Ilustração by Vexels.com ♥ Design by Kris Monneska.