Resenha: Eu Estive Aqui, Gayle Forman

7/27/2015



Título: Eu Estive Aqui
Título original: I Was Here
Autor: Gayle Forrman
Editora: Arqueiro
Páginas: 228
SKOOB
Livro gentilmente cedido pela editora parceira
Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.


E é com o bilhete e-mail suicida de Meg que inicia a história.

Meg era a melhor amiga de Cody, mas por conta da faculdade de Meg em outra cidade, e a falta de vontade de Cody de fazer algo por sua vida acabou as afastando.

Cody não entende o que levou sua amiga a tirar a própria vida, e quando os pais de Meg pedem para ela ir à Tacoma buscar os pertences de Meg, mesmo sem muita vontade ela vai, onde descobre certas coisas que não sabia à respeito da amiga, e não para por aí, pois ao mexer no notebook de Meg, ela descobre que sabia realmente pouco sobre a pessoa que Meg tinha se tornado e começa uma busca para entender os motivos de Meg, para fazer algo tão definitivo.

Durante sua busca, Cody se aproxima dos colegas de república de Meg, assim como Ben e por ele sente uma antipatia imediata, por ele ter usado e dispensado sua amiga, e conforme o tempo ela vai percebendo que ele não é o que parece.

A cada nova descoberta, Cody percebe que Meg escondeu muito dela, mas que ela também poderia ter sido mais próxima, embora não tenha sido a culpada, ela se sente mal por não ter percebido o estado emocional que a amiga se encontrava.


Eu Estive Aqui foi meu primeiro contato com a Gayle e gostei bastante, não foi aquela leitura arrebatadora, mas me prendeu do início ao fim.

O mistério que envolve o suicídio da Meg me deixou curiosa desde que a Cody começou a descobrir coisas que ela nem imaginava, o romance aconteceu de forma gradual e sem mimimis.

A Cody foi uma protagonista que gostei, pois ela amadureceu bastante durante a trama e mesmo que não tenha percebido o que estava acontecendo com a Meg, ela até se arriscou para descobrir o que aconteceu e trazer justiça à memória de sua amiga.

Sobre o suicídio, o que há por trás da decisão da Meg, tem algo comum, e algo que me deixou perplexa, imaginando se isso existe realmente na vida real, acho que talvez exista, mas não vou falar mais sobre para não dar nenhum spoiler aqui.

A narrativa é em primeira pessoa sob o ponto de vista da Cody, e bem fluída.


E mais uma vez a Arqueiro caprichou no envio, com essa caixa personalizada, botton, imãs que logo irão para meu pinel <3

Beijos!



Comente com o Facebook:

34 comentários

  1. Oi Angélica!
    Estou lendo esse livro agora, já na reta final, e sobre esse fato que vc diz que não sabe se existe, infelizmente é real. Li no final, na nota da autora, que ela se inspirou em um caso parecido em que ela trabalhou como jornalista, e esse fato fez com que eu me apegasse mais à leitura.
    Adorei sua resenha.

    B-jusss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Faz tempo que eu não passo por aqui, andei meio off da blogosfera rs. Mas estou de volta e vim ver como anda seu blog que adoro ;) Curti bastante a resenha e me interessei pelo livro fiquei curiosa para saber a motivação do suicidio e o que a suicida escondeu da amiga. Tomara que eu goste da leitura, assim como você gostou, ainda não li nada da autora, vou dar uma chance. Bjks!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu nunca li nenhum livro da autora, embora eu tenha um bem aqui.
    Fiquei bem curiosa por esta história, mais um livro para minha lista de desejados.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Angélica, essa coisa de suicídio tem mexido muito comigo. acabei de ler um livro que fala sobre como o espírito se regenera após o suicídio e fiquei chocada com o que acontece...Um sofrimento e tanto!
    Esse livro é meio assustador para mim, imagina que tristeza acabar com a própria vida, tenho visto pessoas que abandonam tudo por um amor perdido, por falta de emprego, por tristezas sem fim e cheguei a uma conclusão; o fim do sofrimento está em dar um novo passo na vida, basta olhar pro lado, pedir ajuda sem orgulho que tudo acaba mudando. Que tema triste, mais tomara que o livro seja bom no final!
    Beijo
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Estou doida para ler esse livro. Acho a premissa bastante interessante e fiquei curiosa para saber como a autora conduziu o mistério da história e um tema tão delicado como o suicídio.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. http://designnmania.blogspot.com.br/
    Faça um Orçamento com a Gente, não vai se arrepender!

    ResponderExcluir
  7. Oiii!
    Recebi meu exemplar mês passado, mas não pude fazer a leitura por conta da Maratona. Estou muito ansiosa pela leitura, farei assim que possível. Achei sua resenha bastante esclarecedora, parabéns!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  8. que maneira triste de partir... e e se despedir de quem fica...
    temática de suicidio mexe bastante comigo, perdi uma amiga assim...
    sempre que tenho chance, leio livros do tipo...

    ResponderExcluir
  9. Oi! ^^
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas não sabia do que se tratava.
    Me interessei bastante pela história e fiquei curiosa para saber o que te deixou perplexa!
    Vou colocar esse livro já na minha lista de leituras!! :) Obrigada pela dica!

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Só escuto maravilhas sobre o livro da Gayle, mas queria ler um menos intenso, sabe?
    Acho que é muita carga emocional, não sei...
    Mas a história parece trazer alguma lição.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Olá
    eu ainda não li nada da autora, mas fiquei muito encantado e com uma ponta de inveja com esse kit enviado pela editora para os parceiros, espero poder comprar ele em breve
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu Estive Aqui está fazendo muito sucesso e esse kit da arqueiro está maravilhoso, eu não vejo a hora de comprar o meu, só falta MONEY porque vontade de ler já tenho. Essa história parece ótima e espero que realmente seja. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  13. Olaaa
    Adorei a resenha e estou louca pelo livro pois curto bastante a autora, espero adorar este livro novo depois de tantos elogios que vejo.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  14. Também recebi esse livro em parceria e a leitura foi muito satisfatória. A narrativa da autora é uma delicia e ela sabe a medida certa de dramaticidade, pensei que seria um drama pesado mas fiquei maravilhada quando percebi que não era isso.
    Sobre o motivo do suicídio, com certeza existe e em pessoas que estão mais próximas do que imaginamos, não sei se vc viu mas a autora baseou sua história em dados reais da Organização mundial de saúde. Enfim concordo com vc sobre a protagonista, ela não fica de mimimi e vai atrás do que acredita ser necessário para explicar o pq sua amiga fez o que fez. Dessa forma ela acaba se sentindo perto da amiga, ela não conseguia se despedir dela ainda.

    Parabéns pela leitura e sua resenha ficou bem legal!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  15. Não li o livro, mas ta todo mundo falando que é bom! Espero ter a oportunidade de ler um dia e ver se é bom mesmo :3

    ResponderExcluir
  16. Meu primeiro contato com a Gayle foi tão frustrante que não tenho a menor vontade de ler nada dela no momento. E pelo que percebi é característica da autora apresentar um enredo morno.

    Beijos
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  17. Eu confesso que depois de Se Eu Ficar, essa autora me deixou um pouco com receio, mas todo mundo tem falado tão bem desse novo livro dela, que eu estou muito curiosa para ler.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie!!
    Eu já vi muita gente dizendo que gostou bastante desse livro mas não me empolguei nadinha para ler.
    Depois da decepção de "Se eu ficar" fiquei meio 'pé atrás' com os livros dela, mesmo tendo gostado um pouco mais de "Para onde ela foi".
    Vamos ver, se o livro parar em minhas mãos algum dia eu com certeza vou ler.
    ;**

    ResponderExcluir
  19. Ei Angélica,
    Este livroe stá na minha estante para ler, euu amoo a autora, todos os livros dela me emocionam e me prendem, tb acho a leitura mega fluída do jeito q vc disse.
    Atualmente estou lendo Apenas um ano!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  20. Eu não pedi e não ganhei o kit. Mimimimi
    Na verdade, não solicitei porque achei Se eu ficar ruim, mas depois de ver as várias resenhas que saíram resolvi dar outra chance à autora. Esse livro parece ser bom e traz um tema que adoro, que é amizade. Espero gostar quando finalmente conseguir ler. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, Angélica!
    Eu tenho alguns livros dessa autora na estante para ler e quero começar logo porque ela é muito elogiada e estou curiosa. Gostei da premissa desse livro, mas vou começar conhecendo os que já tenho e se gostar da escrita dela quero ler esse também! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  22. Acho que essa foi uma das melhores resenhas que li sobre esse livro. Também fiquei curiosa sobre os mistérios que envolvem a morte de Meg

    ResponderExcluir
  23. Ahhh, haha, eu amei esse kit que a editora mandou *--*
    Eu n curto muito a escrita da autora, haha, então n fiquei com vontade de ler esse livro :p
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas quando você disse que não acreditou no motivo de tê-la levado ao suicídio, pirei aqui com as possibilidades.
    Não tem jeito, terei que comprar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Confesso que o assunto não me atrai. Já li algo dela e não gostei muito.
    Então este eu passaria.

    ResponderExcluir
  26. Virei fã da Gayle desde Se Eu Ficar. Amei o livro e a escrita da autora. To doida para Eu Estive Aqui, mas já sei que vou sofrer um pouco =P. O kit da Arqueiro tá lindo, né?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    nunca li nada da autora, e admito que os livros anteriores não me atraem. Esse foi o único que chamou minha atenção, pela questão da amizade e do mistérios envolvendo o suicídio. Fiquei mega curiosa agora com o motivo do suicídio, não tinha visto nenhuma resenha falando sobre o quanto isso deixou o leitor perplexo!
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oie tudo bom?
    O que mais chamou minha atenção nesse livro foi a temática do suicídio, que está cada vez mais presente nos livros. Enfim, também quero ler mais um livro dessa autora. Estou com boas expectativas por causa das resenhas que tenho lido.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oie ;)

    Eu adorei esse livro, totalmente quebrou o meu coração. Achei o enredo muito tocante, e por ter gente na minha família com depressão, fui muito efetada com tudo o que aconteceu. Gostei muito de todos os personagens e o final foi bem legal.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?

    Eu estou com muita vontade de ler este livro e já sei que vou chorar muito. Pelo que parece esse livro é muito emocionante e eu quero muito ler está história.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oii, tudo bem?
    Estou querendo muito ler esse livro, ele tem um tema que apesar de triste, sempre me chama a atenção, que é o suicídio, então ele entrou para minha lista assim que soube do que se tratava. Que bom que você gostou querida.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  32. Estou querendo ler este livro. Achei esta história em interessante! Curiosa também!! Mas fico na dúvida porque minha primeira experiência com a autora foi bacana mas, um pouquinho maçante!

    Parabéns pela resenha! =) Ficou linda Angélica! *-*
    Beijus!!!

    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oie! Adoro a escrita da autora e estou bem curiosa para ler esse livro, porque é um estilo de história que eu curto bastante. Espero poder lê-lo em breve.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

 
A. Libri © Copyright 2017 ♥ Ilustração by Vexels.com ♥ Design by Kris Monneska.