Título: Salva Por um Cavalheiro
Título Original: In Pursuit of Eliza Cynster
Autora: Stephanie Laurens
Editora: Harper Collins Brasil
Páginas: 352
Compre: Amazon | Saraiva
Livro cedido pela editora
Londres, 1829.Impetuosamente sequestrada do baile de noivado de sua irmã Heather Cynster com o Visconde Breckenridge, Eliza desperta em um coche estranho a caminho de Edimburgo… Após passar 3 dias e 3 noites sedada, ela fará de tudo para escapar — nem que precise fingir estar desacordada para enganar seus algozes ao longo do percurso.
Enquanto percorre os prados escoceses pensando em pergaminhos a serem decifrados e em uma esposa com quem possa compartilhar a vida, o erudito Jeremy Carling é pego de surpresa ao ver uma mulher gritando desesperada de dentro de um coche. Parecia alguma conhecida… Alguém a quem fora apresentado em um salão londrino… Mais precisamente… Eliza Cynster!Apesar de não ser nenhum herói, e sim um especialista em hieróglifos de grande prestígio, seu código de cavalheiro jamais permitiria ignorar uma dama aflita! Mas o perigo os espreita sorrateiramente na forma de um lorde misterioso que insiste em se apoderar de uma das irmãs Cynster. Um confronto à beira do penhasco colocaria um ponto final aos ardis do vilão oculto? Ou seria o momento certo para Eliza e Jeremy ousarem assumir um amor que nasceu em meio a tantos percalços?
Em “Salva Por Um Cavalheiro”, Stephanie Laurens presenteia seus leitores com a apaixonante história de Eliza, a segunda irmã Cynster, e Jeremy. Ao longo das estradas, vales e montanhas que ligam Edimburgo a Londres, a autora desenvolve uma narrativa audaciosa com personagens sedutores em uma trama de mistério capaz de prender a atenção até a última página.
Após o sequestro de sua irmã Heather, que foi resgatada pelo agora seu noivo, Visconde Breckenridge, Eliza Cynster está sob vigilância contante, pois o perigo ainda ronda as irmãs Cynster.
Agora já sabemos que quem está por trás do sequestro é um misterioso aristocrata escocês, e sabemos a motivação dele, que por algum motivo sua mãe quer que ele sequestre uma das meninas Cynster e o está chantageando, e ele corre o risco de perder suas terras, e não terá como proteger seu povo.
Já o porquê da mãe dele fazer isso ainda permanece um mistério, que creio que será revelado somente no terceiro livro.
Como falhou ao sequestrar Heather, ele contrata uma nova pessoa para raptar Eliza.
Victor Scrope é conhecido por nunca ter falhado em nenhum trabalho e não ter escrúpulos, e é claro que ele não falha ao sequestrar Eliza embaixo do nariz de toda sua família, no baile de noivado de Heather.
Para garantir que ela não tente escapar apesar de ter uma história que invalidaria qualquer pedido de socorro que ela viesse tentar, Scrope a mantém dopada a maior parte da viagem, porém em certo momento ela vê uma pequena chance de conseguir ajuda, que é quando vê um cavalheiro cruzando o coche dos sequestradores em sua charrete, e faz o possível para chamar sua atenção.
O cavalheiro em questão é Jeremy Carling, um erudito distraído, que apesar de não ser um aventureiro, e mesmo sem um plano dá meia volta para tentar resgatar Eliza.
Jeremy com ajuda de alguns amigos de Edimburgo e um plano ousado, conseguem resgatar Eliza, mas as coisas não saem exatamente como ele esperava, logo, os dois precisam pensar rápido para escapar de seus perseguidores, o aristocrata e depois Scrope.
Mas o aristocrata não quer o mal de Eliza, está seguindo-os para garantir que ela não está em perigo, afinal ele não sabe quem é Jeremy, e quer analisar o tipo de relacionamento que ele tem com Eliza.
E durante essa fuga, Jeremy e Eliza tem a chance de se conhecer e ver quem o outro é realmente, e um sentimento nasce entre os dois. E mais que apenas um conhecer o outro, cada um passa por uma fase de autoconhecimento, testando seus próprios limites e se surpreendendo com a coragem e força que possuem.
E Eliza que estava em busca de seu herói, o encontra na pessoa mais improvável.
Salva Por um Cavalheiro é definitivamente melhor que o primeiro livro (que gostei bastante). Diferente do outro que foi mais parado, este sempre tem alguma coisa acontecendo, e a expectativa para o que vem depois, e mais pro final do livro a perseguição chega num ponto que fica impossível parar de ler até saber o que acontece.
Jeremy e Eliza são muito inteligentes e trabalham muito bem juntos, o que só faz crescer a admiração que um tem pelo outro.
E o aristocrata se faz mais presente, e apesar dele ser o mandante do sequestro das meninas, é impossível não gostar dele e torcer para que tudo dê certo pra ele.
Salva Por um Cavalheiro é um livro que prende totalmente e um dos melhores romances de época que já li, e dá pra notar uma evolução comparado ao primeiro livro, a autora fez um ótimo trabalho!
E apesar de basicamente ter repetido a fórmula do primeiro livro, temos algo totalmente novo.
A história é narrada em terceira pessoa e abrange o ponto de vista até dos capangas de Scrope, claro que o foco são Eliza e Jeremy e também o aristocrata, que o destino dele ficou com uma interrogação no final da história.
Já tenho uma ideia do que irá acontecer no próximo livro, em que a protagonista será Angélica Cynster, a mais nova das irmãs e de personalidade mais forte também, e espero que esteja certa!!
— Você está de acordo com isso?
Ele estava perguntando se ela estava feliz em passar mais uma noite na estrada, sozinhos. Ela sorriu.
— Estou. Totalmente satisfeita. — E estava mesmo.