Resenha: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, Douglas Adams

5/25/2015



Olá pessoal!

Se eu tivesse planejado postar essa resenha hoje não teria dado certo.
Nada mais justo que a resenha de um livro do mito Douglas Adams para comemorar o Dia Do Orgulho Nerd, ou Dia Da Toalha aqui no blog!

Título: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently
Título original: Dirk Gently's Holistic Detective Agency
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 240

Exemplar cedido pela editora

“Um colossal épico cômico musical romântico policial de horror sobre viagens no tempo, fantasmas e detetives.” — O autor
A série O Mochileiro das Galáxias consagrou Douglas Adams por sua fina ironia e sua capacidade de elaborar histórias hilárias e inusitadas. Porém, essa não foi sua única obra-prima. Também na década de 1980, ele criou o personagem Dirk Gently, cujos elementos principais surgiram quando escrevia episódios para Doctor Who, outro ícone britânico da ficção científica.
Adams morreu em 2001, deixando dois volumes sobre as aventuras do detetive carismático e arrogante. Agora, finalmente, o primeiro livro é publicado no Brasil.
Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação.
Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way – irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime.
De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams.
Depois acidentalmente de dar um bolo em Susan, e passar uma noite tediosa num jantar com o professor Chronotis, mais conhecido como Reg entre outras pessoas, Richard acaba fazendo uma promessa para a secretária eletrônica de Susan, o que o leva a tentar roubar a fita com a gravação depois, por perceber que não poderá cumprir tal promessa por conta da pressão de Gordon, seu chefe e irmão de Susan, sem saber é claro que Gordon havia sido assassinado e no momento nada mais era que o fantasma de Gordon.

Enquanto isso um Monge Eletrônico se aventura em nosso mundo com sua égua, acreditando nas coisas mais absurdas, pois essa é a função dele: Acreditar.
Acreditar, assim como a função do videocassete é assistir TV, para que outras pessoas não tenham todo esse trabalho. Está sem sentido aqui? No livro também está, porém melhor explicado hahaha!

Dirk entra em cena logo após Richard escalar o prédio de Susan, ele logo percebe que algo não está certo e decide investigar.

E esse é basicamente a base do enredo e dessa louca aventura.
Por meio de uma engenhosa série de negações estratégicas das coisas mais empolgantes e exóticas, pôde criar o mito de que era paranormal, místico, telepata, predestinado, vidente e morcego vampiresco psicosássico.
O que significava "pscosássico"?
Era uma palavra inventada por ele, que negava com veemência que ela tivesse algum sentido.
Meu primeiro contato com Douglas Adams foi a mais de 10 anos quando li a primeira vez O Guia do Mochileiro das Galáxias, que foi um dos únicos livros que reli e tem o Marvin, um robô depressivo que é um dos meus personagens preferidos da vida!

Quando vi Douglas Adams entre os lançamentos de abril, é claro que tinha que solicitar, e para os fãs esse lançamento foi uma agradável surpresa.


O livro é bem curtinho e tão bom que eu leria em algumas horas apenas, pois apesar de mega detalhista, o Douglas tinha uma narrativa muito fluída, mas não o li em algumas horas, li em 3 dias mais ou menos, pois é uma leitura tão deliciosa, que tem que ser "degustada", eu li devagar para sentir cada palavra, pois apesar de ser debochado, divertido, mega louco, esse livro... esse livro é incrível.


Em meio a fantasmas, viagens no tempo, monges eletrônicos, éguas no banheiro e um detetive muito louco, temos uma história que não faz o mínimo sentido, mas ao mesmo tempo faz todo sentido. Confuso não?

Mas a questão é que apesar de cada evento bizarro que acontece aparentemente não ter sentido nenhum, no final tudo se encaixa perfeitamente.




E o que falar da embalagem que veio o livro?

A Arqueiro teve o cuidado de enviar numa caixa de pizza, que tem um significado no livro e enviou esse marcador de gatinho que é mega fofo, e o gato também tem um significado dentro do enredo.

Me desculpem se a resenha ficou um tanto confusa, mas é que realmente é difícil para mim falar desse livro que gostei tanto, Douglas Adams era genial, e é uma pena ele não estar mais entre nós.

Beijos!








Comente com o Facebook:

32 comentários

  1. Oi Angélica, eu li hoje mesmo uma resenha desse livro e você acredita que a pessoa não gostou? Mesmo falando mal, eu só conseguia pensar no quanto eu queria ler esse livro e ainda bem que sua resenha trouxe a redenção que o livro precisava para que eu fosse em busca dele. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  2. É normal quando a gente gosta demais de um livro, a resenha ficar confusa. O livro deve ser muito bom! Estou desejando ele loucamente na minha estante. Rs


    Ps: Amei a embalagem; rs


    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu conhecia esse livro mas não tinha gostado dele, até agora, acabei de querer ler e me arrepender de não ter solicitado ele!!!! eu não sabia o porque dessa caixa de pizza, continuo não sabendo mas pelo menos sei que faz algum sentindo!!!!
    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que kit fofo a editora fez, demais <3
    Eu acho a capa fabulosa, a sinopse também, porém ainda não comprei a obra porque estourei o danado do cartão, ou seja, só próximo mês. Se não aparecer nenhum lançamento que to querendo muito, claro. Sua resenha ficou muito linda, me deixou ainda mais esperançosa pela obra! Além disso, como você, eu amei O Guia do Mochileiro das Galáxias, comprei a coleção toda por 20 reais no submarino no começo do ano. Adorei!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Vou ser sincera, estava esperando um blog como seu fazer resenha do livro, pois li resenhas tão toscas que fiquei assustada. Imaginei que um blogueiro maduro conseguiria trazer informações pertinentes da obra. Gostei muito, soube que jogo linguístico e amo livros que parecem não ter sentido algum. Quanto as fotos, toda vez que vejo essa caixa de pizza, fico no desejo, mas EU SOU ALÉRGICA a glúten :(
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Angélica! Não achei sua resenha confusa, na verdade eu a li quase dando pulinhos, porque to muito animada em ler esse livro! E nossa, como eu gostaria de tê-lo recebido da editora assim na caixa de pizza! Achei o máximo!!! Cara, eu amo O Guia do Mochileiro, amo muito. O Marvin também está na minha lista de personagens preferidos de todos os tempos :)
    Um beijinho,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    A sua resenha é a primeira positiva que leio desse livro, li 3 negativas entre semana passada e essa. Mas mesmo a sua sendo bem positiva vou deixar passar.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá; já li algumas resenhas desse livro e fico numa super dúvida se leio ele ou não. A história parece ser bem louca, mas ainda assim, muito interessante. Gostei da resenha.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Angel amei a premissa do livro, e a embalagem de pizza perfeita kkkkk . Imagino ele escalando o prédio, não conhecia esse livro, o autor sim . Gostei muito sua resenha me convidou para ler o livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Angélica, que alívio ler sua resenha! Eu li algumas resenhas por aí, e falaram um monte coisa que me deixou sem saber o que pensar. Será que Douglas Adams errou a mão?! Não que eu já o tenho lido, mas tenho ótimas referências sobre o autor.
    Então, acho que as resenhas são de pessoas que não entenderam a proposta do livro.
    Meu exemplar, infelizmente, se extraviou. Vou ter que aguardar mais um pouco para ler esse livro lindão.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Angélica! Já tinha lido algumas resenhas desse livro mas a sua foi a primeira que realmente me deixou com vontade de ler ele. O que dizer dessa caixa de pizza? Achei super criativa a idéia da Arqueiro.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Angélica. Também recebi esse livro da editora e estou super curiosa para ler :) Antes, não havia me chamado tanto a atenção, mas agora estou morrendo de vontade. Será o meu primeiro contato com o autor e espero gostar tanto quanto você! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi!! Eu achei muito criativa a maneira como a Editora enviou o livro, estão de parabéns.
    Li algumas resenhas positivas deste livro e a sua me empolgou bastante. Não li nada do Doulgas Adams ainda, por isso esse livro me parece um bom ponto de partida.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  14. Oláá
    Sua resenha está ótima, não é o tipo de livro que curto mas conheço amigos que gostam bastante, adorei como veio o livro, bem criativo haha muito bom

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Angel li uma resenha que detonou o livro dizendo que imaturo escolheu a direção errada para o final e vc disse que amou ,.,,,,,, acho que vou ter que ler pra tirar minha dúvida,
    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro recentemente e não curti muito.
    Apesar de não ter achado a história ruim ela é confusa em muitos aspectos e muitas coisas não foram devidamente esclarecidas ao final do livro e isso me desanimou um pouco.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  17. Quero MUITO ler esse livro! Baixei no kobo pra começar e depois quero comprar o livro pq ESSA CAPA <3 e que kit gracinha!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  18. Olha perdi uma leitura boa desse livro tinha ele aqui e acabei passando pra frente por que os primeiros livros do Adam não me conquistaram, mas curti essa resenha! Bjkas

    ResponderExcluir
  19. Olá tudo bem?
    Olha eu sinceramente tenho que confessar que gostei bastante da sua resenha e também dizer que estou hiper feliz, porque comprei esse livro ontem na livraria. Ele já se encontra comigo e achei a capa linda. Espero poder gostar bastante da história, mas vamos ver né? Eu nunca li nada do autor, mas todos dizem que é bastante envolvente sua escrita, mas vou conferir por mim mesma. Adorei tudo que abordou sobre o livro. Espero que eu tenha a mesma impressão que você =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-anna-e-o-beijo-frances.html

    ResponderExcluir
  20. Adorei ler sua resenha e perceber que você conseguiu curtir a leitura! Li resenhas muito positivas, como a sua, e outras que destacaram ser apenas a partir da centésima página que o livro se torna interessante. Mesmo assim, quero muito lê-lo. Acho que vou gostar tanto quanto você! Adoro quando tudo se encaixa ao final…

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Caramba! Perfeito a ideia de editora ( que está entre as minhas editoras favoritas). Amo as obras do Douglas Adams, o sujeitinho é genial! Necessito desse livro (e todos do Adams), até então só tenho a coleção do Guia do mochileiro das Galáxias. Eu compraria “até a lista de compras dele”. Adorei você ter escolhido esse livro <3 Éguas no banheiro? Acho que o autor foi gerado numa maquina de improbabilidade infinita!

    ResponderExcluir
  22. Agora assim uma resenha positiva kkk
    Todas as resenhas que li desse livro são um pouco negativas. Mas a sua me fez ter vontade de solicitar o livro.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  23. Só resenha positivas :D acho lindo isso!!!
    Mas como disse em todas, eu só li Mochileiro e abandonei lá pro terceiro livro, a escrita do Douglas não deu certo comigo, mas fico feliz em ver o quanto os leitores gostam.
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu já li alguns livros do autor, mas confesso que acabei desistindo kkkk Mas ainda sim fiquei curiosa com esse, ele tem uma premissa bacana e fiquei babando nesse kit que a editora mandou, é muito amor, né?

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. olha tenho lido resenhas contraditórias sobre o livro. Mas fico feliz de vc ter gostado, pq quero ler e mesmo com os problemas eu espero que a história me divirta como conseguiu com você. Obrigada pela resenha e as fotos.

    ResponderExcluir
  26. Oi Angélica.
    Adorei a resenha.
    Apesar de só ter lido O Guia do Mochileiro das Galaxias eu adorei a escrita de Douglas Adams, então esse lançamento está na minha lista de desejados! ^^
    Espero que seja um livro divertido como O Guia.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Haha, esse livro, esta capa, a embalagem, tudo é muito a cara do autor, assim como éguas no banheiro, viagens no tempo... EU fiquei curiosa para ler o livro e saber o que acontece, mas fiquei meio assim ela parte do "não faz sentido" pois não gosto de terminar o livro sem entender algumas partes dele.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    Já li outras resenhas dos livros, algumas positivas e outras nem tanto, não conheço a escrita do autor e sou bem curiosa por começa por esse livro, a premissa me pegou logo de cara, e por ser rico em detalhes,uma narrativa tão boa, acredito que será o inicio com pé direito.
    Parabéns resenha.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  29. Oie, tudo bom?
    Nossa, confesso que fiquei um pouco confusa com a premissa da história, mas confio na sua opinião sobre a história desse livro. Nunca li nada do autor, mas fiquei curiosa em ler algo do autor.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi.

    Esse livro parece ser daqueles que ou você ama ou você odeia, sem meios termos, pois vejo que as criticas se dividem muito. De qualquer modo, não sei se o leria, mas é nítido que a leitura foi ótima para você.

    Beijo!
    Livros & Tal [http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/]

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Nunca li nada de Douglas Adams, minhas leituras estão se modificando e conhecendo coisas novas agora então para mim resenhas como a sua são ótimas. Amei a embalagem do livro, demorei pra entender que era realmente a embalagem do livro rsrsrs, muito criativo.

    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Angelica, tudo bem?
    A resenha está confusa sim, muuito. Porém esse motivo não me fez não querer ler o livro, pelo contrário, fiquei mega curioso em lê-lo, eu já li O Guai dos Mochileiros e não gostei muito, mas não acho que o mesmo acontecerá com esse livro. Pelo que você falou ele é ÓTIMO, adicionado a Wishlist!!

    ResponderExcluir

 
A. Libri © Copyright 2017 ♥ Ilustração by Vexels.com ♥ Design by Kris Monneska.