Resenha: Stardust - O Mistério da Estrela, Neil Gaiman

5/15/2015



Título: Stardust - O Mistério da Estrela
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 280
Editora: Rocco Jovens Leitores
Tristran ama a jovem mais bela do vilarejo de Muralha. Para ser correspondido, ele atende aos caprichos da moça e lhe faz uma promessa quase impossível de cumprir. Uma estrela cadente que ambos vêem cair do céu valerá a mão de Vitória em casamento.A determinação de trazer a estrela para o vilarejo fará com que o rapaz burle todas as regras e siga para a Terra Encantada, onde supostamente a estrela está. Então, Tristran se vê cercado por piratas voadores, gnomos guerreiros, bruxas esquisitas e sedentas por beleza e princesas do mal. Um mundo de magia está diante dele e tem início um conto de fadas surpreendente e nada convencional.Neste lugar, os caminhos podem ser belos e sombrios, tristes e alegres, suspeitos e óbvios, mas sempre cheios de segredos. E todos, não só Tristran, estão em busca daquela que parece guardar a solução para todos os problemas do reino mágico. Acontece que a estrela está triste e sem esperança. O maior desafio do jovem apaixonado, então, será fazer a estrela brilhar novamente.

A vida de Tristran não é tão normal como ele sempre imaginou, quer dizer, ele sempre viveu uma vida normal com seu pai, mãe e irmã, mas o que ele não sabe, é que sua origem não é nada convencional.
Ele vive no vilarejo de Muralha, que tem esse nome por causa da muralha que divide nosso mundo da Terra Encantada, onde vivem as mais fantásticas criaturas, mas não é tão fácil assim entrar nesse lugar, o pessoal do vilarejo sabe reconhecer um ser encantado.

Mas vamos falar do Tristran, ele sempre foi apaixonado pela bela e fútil Vitória, e um belo dia ele resolve lhe fazer a disparatada promessa de lhe trazer uma estrela cadente em troca do que ele desejar dela. Um beijo? A promessa de casamento? (Ele é inocente gente! Sem pensamentos impuros)

Mas para ir em busca da estrela, ele terá que cruzar a fenda do muro, o que é proibido, mas após uma estranha conversa de seu pai com os guardas do muro, sua passagem é liberada e ele finalmente começa sua jornada de aventuras em busca da estrela caída.

Paralelo a isso temos duas situações:

O monarca da Terra Encantada em seu leito de morte, para determinar dentre seu filhos ainda vivos qual será o herdeiro do trono lança um desafio, quem encontrar a pedra da coroa.

E a segunda situação envolve um trio de bruxas que está em busca da estrela caída, para arrancar seu coração, comer e restaurar a juventude. (A estrela é uma moça).

Tristran depois de certo tempo encontra a estrela, uma bela moça chamada Yvaine, que está ferida, e a obriga a voltar com ele para Muralha e enfim presentear Vitória.
A Terra Encantada, afinal de contas, não é uma terra única, um principado ou um domínio. Mapas da Terra Encantada não são confiáveis, e não se pode contar com eles.
Comprei o livro porque amo demais o filme, e quando descobri que tinha o livro não pude deixar de comprar, mas apesar de ter gostado, me decepcionei um pouco.

Foi o primeiro livro do Gaiman que li, e tem muitas criaturas fantásticas, cenários incríveis, mas talvez por amar muito o filme senti falta de alguns elementos e achei outros desnecessários.

O Tristran continua bobinho, a Yvaine continua mau-humorada (claro, caiu do céu tadinha) a Vitória menos insuportável que no filme, tem muitos personagens e criaturas que não aparecem no filme e que sinceramente nem fazem tanta diferença assim.

Senti falta do Capitão Shakespeare. Pelo menos no livro o nome não foi citado e nem tinha aquele jeito todo característico dele no filme (palmas para o De Niro!).

Se for ficar falando de cada diferença que teve aqui, posso ficar horas escrevendo e soltando spoilers do filme e do livro e mesmo assim continuar frustrada, pois foi isso que aconteceu, me frustrei um pouco por ir com muita sede ao pote livro. Preciso aprender a não criar expectativas demais.

No filme também teve muito mais ação, o livro é meio parado, e achei a leitura um tanto arrastada.

Gostei do livro, mas preferi o filme (caso raro), fico pensando se tivesse lido primeiro se minha opinião seria diferente.

E como não li nenhum outro livro do Gaiman, não sei se a narrativa mais arrastada é característica dele, ou foi só com Stardust.

Quem já leu os outros livros dele deixem aí nos comentários dicas para ver se eu tiro essa (má) impressão que fiquei com a escrita dele.

Beijos


Comente com o Facebook:

27 comentários

  1. Já tem um tempo que vi o filme, não lembro muito bem agora. Só não sabia que tinha o livro e que era de Gaiman. Minha ignorância rsrsrs
    Vou procurar o filme novamente para ver. Talvez depois eu leia o livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Angélica, parabéns pelo blog e pela resenha.
    Estou que nem doida atrás desse livro e não encontro em lugar nenhum, onde você conseguiu o seu?

    O filme é bem fofo, apesar de meio bobinho eu gosto muito...kkkkk

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, o meu comprei no Amazon, que foi onde encontrei o melhor preço também.
      Bjs

      Excluir
  3. Eu estou para ler um livro desse autor e também vi o filme, mas esse livro em especial, eu ainda não lí. Eu fiquei imaginando se você tivesse lido o livro primeiro e visto o filme depois, se você teria tido a mesma impressão, pois sempre que vemos o filme, o livro acaba meio que perdendo a graça por já sabermos o que vai acontecer e tal... pelo menos é assim comigo. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não li nenhum livro do autor, mas tenho um interesse especial por esse, já que adoro o filme!
    Agora lendo sua resenha fico com medo de me desapontar assim como você!
    É realmente um caso raro o filme ser melhor que o livro, mas acontece as vezes.
    Uma pena a leitura ser arrastada, pois a história tem vários elementos interessantes.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é lindo, uso em sala de aula junto com o filme, simplesmente perfeito. O meu desapareceu do mapa. :( A relação sensorial que o livro desperta e magia, o 'vampirismo' trazem tantos elementos xamãnicos <3
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá; eu ainda não li esse livro (nem nenhum do autor), preciso ler. Pela sinopse e o início da sua resenha, parece ter uma história interessante. É sempre melhor ler sem expectativas, né?

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li esse livro, mas fiquei na vontade! Parabéns pela resenha, mais um que vai para a listinha!
    Um grande beijo!
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  8. oie! tudo bem?

    nunca li nada do autor... mas sempre ouço mto bem sobre as obras! eu nunca vi o filme também... e comigo também é raro gostar mais do filme do que do livro.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  9. Oi Angélica, eu li apenas um livro do autor que foi O Oceano no fim do caminho e me apaixonei pela sua escrita. Fiz uma promessa a mim mesma que quero ler todas as obras do autor ainda! Esse livro parece muito interessante!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu sou apaixonada por Gaiman e louca pra fazer essa leitura, só que não encontro o livro em lugar nenhum.
    adorei o filme e agora fiquei mais curiosa ainda pois queria tirar minhas conclusões lçendo tbm
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Aaaah, eu tava assistindo à esse filme ontem mesmo *O*
    Sério, eu amava assistir esse filme quando passava de tardezinha na tv <3
    O livro não tenho interesse em ler justamente por conta da história estar tão fresquinha ainda haha também não sabia que era do Neil Gaiman *O* - Eita que tá ficando cada vez melhor.. Hahaha
    Quem sabe mais pra frente!

    ResponderExcluir
  12. Amo esse autor Angel, e vou assistir o filme, depois mais pra frente compro o livro,
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Olaaa
    Nunca li nada do autor, mas sempre tive vontade, só ouço elogios, e espero poder ler esse,muito fofinha a capa.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Eu já vi o filme e amei. Já assistir várias vezes. rs
    Não sabia que tinha livro, que legal. Mas pela sua resenha, já vi que vou sentir o mesmo. kk, Talvez por gostar tanto do filme. Então, por um milagre raro, vou deixar quieto e ficar somente com o filme dessa vez. haha.

    Adorei a resenha e saber que existe uma obra literária, desta história encantadora.

    beijos

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olha temos algo em comum, porque também comprei o livro por conta do filme, mas eu ainda não fiz a leitura. Comecei a dar uma folheada, mas eu achei o inicio meio parado. Me deu até sono pra vc ter uma ideia. Mas mesmo assim quero ler e conhecer a história para poder assistir o filme de novo para poder ver se tem alguma diferença que aliás sempre tem né? Mas eu adorei tudo que você abordou sobre o livro. Parabéns amiga.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-feita-de-letra-e-musica.html

    ResponderExcluir
  16. Ola! Tudo bem?
    Esse livro parece bem interesante. Acho que posso gostar dele.
    Adorei a sua resenha.
    Eu leio voce depois. :)
    Boas leituras!
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  17. Oi Angélica!
    Em primeiro lugar, que lindinho o seu blog *-*
    Eu li esse livro antes de ver o filme, talvez por isso eu gostei bastante dele! Também não li outros do Gaiman para poder comparar, mas o personagem do De Niro realmente fez falta no livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Também adorei o filme, e quando soube do livro quis muito ler,mas ainda não tive oportunidade.
    E por isso é ruim assistir as adaptações antes, sempre nos decepcionamos com o que não é fiel. Fora que tira a graça da leitura, prefiro muito mais ler antes, falar mal do filme, ou quem sabe achar melhor que o livro. rs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Nunca li nada do autor, mas tenho curiosidade.
    Acho que não começaria com esse, porque a sinopse não me atraiu muito.

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu gosto muito do filme Stardust, e acho que por tudo que você falou do livro, iria concordar com você e preferir o filme ao livro. O De Niro arrasa mesmo!
    Quero ler, vou tentar seguir o conselho que você não seguiu, kkkk, e tentar não ir com muita sede ao pote.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada desse autor, mas tenho bastante curiosidade, por isso fiquei bem animada quando vi que a resenha era sobre um livro dele. Confesso que não conhecia esse livro, isso porque não conheço muitos títulos da editora Rocco, mas fiquei bem curiosa, pois a premissa da história é bem interessante e a capa do livro é linda *o*

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Angélica, não li o livro ainda, e nem vi o filme. Uma pena este detalhe da escrita mais arrastada, acaba deixando o livro bem cansativo. Espero que seja apenas um problema deste livro mesmo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  23. Angélica, nunca li nada do Gaiman, então nem posso te ajudar... Mas pretendo ler um dele que tem capa vermelha em breve! E que raro isso de gostar mais do filme que do livro, hein? Eu fiquei com a mesmíssima impressão em relação a "Precisamos Falar Sobre o Kevin". É um livro da Lionel Shriver, mas eu assisti ao filme primeiro. Os dois são muito bons, mas como a história é MUITO marcante e MUITO boa, fiquei naquela ânsia de procurar o filme dentro do livro, sabe? E aí estraguei tudo. Você já leu esse livro ou viu esse filme? Eu recomendo muito, muito mesmo! :)
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  24. Angelica lindona não li nada do autor, a premissa em si não me chamou muita atenção, mesmo amando fantasia, mas ao saber que o livro se arrasta m muitas partes me tirou a vontade de ler, gosto de livros que a leitura fluiu bem. Quem sabe em outra oportunidade. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  25. Olá Angélica tudo bem?
    Eu já havia lido outros dois livros do Neil, não sei te dizer se a escrita era arrastada. Mas pelo que eu li eu gostei bastante, Os Filhos de Anansi, tem bastante ação. Embora eu tenha ficado com muita raiva neste livro, eu recomendo.
    Já quanto a Stardust, provavelmente verei o filme apenas haha

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Angelica, minha linda
    Eu nunca li nada do autor, mas gostei muito da sua resenha, mesmo você preferindo o filme kkk então eu acho que eu vou procurar o filme e se eu gostar eu leio o livro, porque não me senti muito confiante.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

 
A. Libri © Copyright 2017 ♥ Ilustração by Vexels.com ♥ Design by Kris Monneska.