Resenha: O Oitavo Vilarejo {As Aventuras de Tibor Lobato #1}, Gustavo Rosseb

7/30/2016



Título: O Oitavo Vilarejo {As Aventuras de Tibor Lobato #1}
Autor: Gustavo Rosseb
Editora: Editora Jangada
Páginas: 224
Compre: Amazon | Saraiva 
Skoob
Depois de perder os pais num terrível incêndio no acampamento cigano onde moravam e passar dois anos num orfanato, Tibor Lobato e sua irmã Sátir são encontrados pela avó e vão morar no seu sítio. Ali fazem amizade com Rurique, um garoto conhecedor das lendas e histórias de assombração do lugar. Durante a quaresma, coisas muito estranhas começam a acontecer na região e seres fantásticos do folclore - como a Mula Sem Cabeça, o Boitatá e a Cuca -, ganham vida e começam a assombrar os habitantes dos Sete Vilarejos. Os três começam a correr perigo quando descobrem segredos que ligam a família dos irmãos a esses seres fantásticos e a um lendário Oitavo Vilarejo. A partir daí inicia-se uma odisseia cheia de magia, que levará os três amigos a reconhecerem e valorizarem virtudes como lealdade, coragem, esperança e amizade.

Depois de passar dois anos em um orfanato, Tibor Lobato e sua irmã Sátir vão morar com sua avó, D. Gailde no sítio dela.
No começo não sabiam o que esperar, mas logo vêem que a avó é uma ótima pessoa e que eles agora tem uma perspectiva de um futuro melhor.

Logo passam a ajudar a avó com a atividades diárias e fazem amizade com Rurique, um garoto que tem aproximadamente a idade deles e que também ajuda a avó deles no sítio.

Certa noite, depois que a avó foi dormir, Rurique está contando para os dois irmãos algumas lendas da região, e é aí que começa a aventura, pois Rurique e Sátir se desafiam e pra provarem um para o outro que são corajosos e que lendas são apenas lendas,, eles decidem ir até um sítio em que o proprietário desapareceu e que dizem ser mal assombrado, e mesmo avisados que não devem sair à noite tão perto da quaresma, que é onde coisas estranhas acontecem, eles vão, e é quando uma velha sinistra passa a persegui-los que eles entram no tal sítio. Para ter uma surpresa nada, nada agradável.

Mas isso é só o começo, muitas outras aventuras começam à partir dessa noite, incluindo ficarem perdidos na floresta, e o encontro com seres que eles não acreditavam existir.

Tibor que já faz algum tempo vem tendo um sonho estranho, logo descobre que o sonho não é tão estranho assim comparado ao que vê, e ele e a irmã descobrem que são descendentes de um ser que poderoso.

Entre tantos perigos e aventuras, O Oitavo Vilarejo é um resgate ao nosso folclore, que é tão pouco
explorado e é uma pena, pois ele é muito rico.
Neste livro temos o Boitatá, Mula-sem-cabeça, a Porca dos Sete Leitões, o Saci, a Cuca e vários outros seres, alguns eu nem conhecia!

E ainda tem a questão sobre o Oitavo Vilarejo, mas não vou falar sobre ele pra não dar spoilers!

Os personagens são bem construídos, a D. Gailde é uma querida e Tibor, Sátir e Rurique mesmo com tudo o que descobrem e vivenciam mantém uma inocência que me lembrou muito a mim e minha irmã, primos quando tínhamos a mesma idade que eles e bateu aquela nostalgia.

O livro é bem escrito e a narrativa em terceira pessoa é fluída e dá asas à imaginação!
Sem dúvidas é um dos melhores livros que li este ano e super, mega, ultra recomendo a leitura!

Comecei a ler o livro com expectativas altas e não me decepcionei.

Já tenho o segundo livro aqui, que é A Guardiã de Muiraquitãs (o muiraquitã tem um significado impostante neste primeiro livro) e mal posso esperar para lê-lo, é uma das minhas próximas leituras!
Vocês precisam saber que existem coisas que não dá para explicar com palavras ... É preciso ver para entender.

Comente com o Facebook:

19 comentários

  1. Oie amoreca,

    Esntão quando vi a capa pensei que fosse Percy Jackson... mais quando vi que se tratava de outra história fiquei mega curiosa,não só pelo fato da capa belíssima, mas, algo em sua resenha me chamou a atenção... que é o fato de trazer lendas de nosso folclore de maneira lúdica e gostosa de ler, pelo que deu pra entender... já na lista de aquisições futuras.

    Beijokas!!!

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KAMI SEKELUARGA MENGUCAPKAN BANYAK TERIMA KASIH ATAS BANTUANNYA MBAH , NOMOR YANG MBAH BERIKAN/ 4D SGP& HK SAYA DAPAT (350) JUTA ALHAMDULILLAH TEMBUS, SELURUH HUTANG2 SAYA SUDAH SAYA LUNAS DAN KAMI BISAH USAHA LAGI. JIKA ANDA INGIN SEPERTI SAYA HUB MBAH_PURO _085_342_734_904_ terima kasih.

      KAMI SEKELUARGA MENGUCAPKAN BANYAK TERIMA KASIH ATAS BANTUANNYA MBAH , NOMOR YANG MBAH BERIKAN/ 4D SGP& HK SAYA DAPAT (350) JUTA ALHAMDULILLAH TEMBUS, SELURUH HUTANG2 SAYA SUDAH SAYA LUNAS DAN KAMI BISAH USAHA LAGI. JIKA ANDA INGIN SEPERTI SAYA HUB MBAH_PURO _085_342_734_904_ terima kasih.


      KAMI SEKELUARGA MENGUCAPKAN BANYAK TERIMA KASIH ATAS BANTUANNYA MBAH , NOMOR YANG MBAH BERIKAN/ 4D SGP& HK SAYA DAPAT (350) JUTA ALHAMDULILLAH TEMBUS, SELURUH HUTANG2 SAYA SUDAH SAYA LUNAS DAN KAMI BISAH USAHA LAGI. JIKA ANDA INGIN SEPERTI SAYA HUB MBAH_PURO _085_342_734_904_ terima kasih.


      Excluir
  2. Oi, Angel. Eu quero muito ler esse livro, assim que o vi nos lançamentos da editora eu me interessei por ele e agora que li a sua resenha eu fiquei ainda mais curiosa. Gostei de conhecer um pouco mais sobre a história e acredito que seja uma leitura maravilhosa e que provavelmente vai me agradar bastante. Depois quero ler a resenha do segundo volume.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Muito legal a história ser criada em cima das nossas lendas, temos tantos elementos fantásticos no nosso país! Gostei bastante da premissa, com toda certeza deve ser uma história rica e gostosa de ler. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que não leio um livro em terceira pessoa, e mais ainda com um enredo empolgante. Sou fã de lendas e enredos cujos os guerreiros lutam pelo seu país.

    ResponderExcluir
  5. olá!
    A-D-O-R-E-I a premissa desse livro! Ele me lembrou um pouco uma história que li há um tempo por serem crianças indo morar com a avó.
    Achei muito legal a história envolver lendas, pois sempre acho todas incríveis. Outro ponto que me agradou foi a história ser em terceira pessoa, isso sempre dá uma amplitude incrível ao livro.
    Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Esse livro parece um amor. Mas, seria mais um livro que eu daria de presente, mas não leria. Porque não tem sido mais interessante pra mim ler obras com protagonistas crianças ou adolescentes :(
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  7. Oiiiii!!

    Esse livro é muito impressionante, pois o autor fez um mundo novo com as nossas lendas, ou seja, o mesmo utilizou do nosso folclore tão lindo para construir algo crucial, novo e dinâmico. Gostei muito da aventura que os personagens parecem viver e fiquei entusiasmada para ler. Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu nao conhecia o livro ou a coleçao mas achei bem interessante essa premissa! :) Ainda bem que gostaste assim tanto d livro e queres mais!! :) ahha

    E sempre bom quando as expectativas vao altas e nao nos desiludimos, mas cuidado que as vezes elas sao perigosas! :) Que bom que o achaste assim tao bem escrito e que a narrativa e fluida (e ate nao e la muiot grande...) :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Tinha certeza que o livro seria uma grande aventura! Fiquei ainda mais empolgada em ler e dividir com meus filhos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oiii Angélica, como vai garota?
    Confesso que me senti completamente pressa e louca para ler esse livro, a sua resenha está fabulosa e só aumentou a minha curiosidade de ler o quanto antes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oiii Angélica!
    Nossa eu amava ler sobre as histórias de folclore.
    Hoje em dia, faz tempo que não leio nada do tipo, o que é uma pena.
    Gostei da sua resenha, espero conseguir ler o livro em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie Angélica, tudo bem? Esse parece ser um livro bem interessante, e apesar de não estar muito inclinada a começar series novas eu fiquei curiosa com essa depois dos seus comentários. Vou aguardar tua resenha do segundo volume, e quem sabe eu começo a ler também! :D Ótima resenha!!!
    Beijo ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi, deu pra perceber a sua empolgação enquanto eu lia a resenha, não é um livro que eu leria por agora, estou em uma fase de não querer mais ler livros tão juvenis, mas é uma leitura que eu faria em uma ressaca literária brava, me pareceu ser bem leve. A única coisa que me desanima é o fato de ser serie, estou com muitas não lidas na estante e não posso comprar mais nenhuma agora.

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi, como vai? Gostei muito da resenha e da premissa, parece ser uma leitura rápida e fluída. Com certeza eu leria como livro único, mas estou tentando ler menos séries kkkk me faz sofrer esperar continuações. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu costumava ler esses livros sobre folclore na escola e depois nunca mais li nenhum. Como você disse, esse é um assunto que não é mais abordado atualmente.
    Eu não gosto muito do gênero fantasia e apesar de ter achado a história interessante não sei se leria. Porém é uma história que sei que agrada a muitos.

    Beijos, Lara.
    Psiu, vem ler!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Eu também li "O oitavo vilarejo" e amei demais! É divertido e misterioso, além da premissa de incluir personagens do nosso folclore. O Gustavo Rosseb arrasou, escreve muito bem e não vejo a hora de ler "A guardiã de muiraquitãs", que inclusive já chegou e vou já começar ^^
    Ótima resenha ;)
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Essa premissa de crianças que vão morar com a vó e que conhecem vários seres do nosso folclore me lembrou muito o Sítio do Pica-Pau amarelo! Só por isso já fiquei com vontade de lê-lo! Confesso que não curto muito livros de aventura e fantasia, mas, após ver o quanto você gostou e ter me remetido a uma história que amo, bem, vou ter que dar uma chance! rs


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  18. Oi, Angélica!
    Não conhecia o livro, mas como gosto muito de fantasia e aventura fiquei empolgada com a leitura. Como estou evitando começar novas séries, vou adiar um pouco a leitura até concluir algumas que já estão em andamento. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir

 
A. Libri © Copyright 2017 ♥ Ilustração by Vexels.com ♥ Design by Kris Monneska.