Resenha: O Feiticeiro de Terramar, Ursula K. Le Guin

3/31/2017



Título: O Feiticeiro de Terramar
Título Original: A Wizard of Earthsea
Autora: Ursula K. Le Guin
Editora: Editora Arqueiro
Páginas: 176
Compre: Amazon | Saraiva
Livro cedido pela editora
Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda.Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.

Quem me conhece sabe que não sou tão fã de fantasia, mas sempre gosto de ler algumas pra variar um pouco. Ler só o mesmo gênero me cansa um pouco.

Quando comecei ler O Feiticeiro de Terramar, eu estava com altas expectativas, vi elogios, e acho que fui com muita sede ao pote. Me decepcionei um pouco com o livro.

Nessa história conhecemos desde a infância a história de Ged, ou Gavião como todos o conhecem.
Sua jornada começou na pequena aldeia onde nasceu quando aprendeu com uma tia pequenos feitiços, e quando chegou a hora seguiu o Mago Ogion que lhe ensinou muito, porém ainda era pouco, então ele foi para a ilha de Roke, onde tinha uma escola de magos, porém é lá que o verdadeiro perigo de sua jornada começa, quando por mera vaidade ele faz algo que coloca sua vida em risco.
Ele viaja por toda a Terramar na tentativa de se livrar do mal que ele mesmo causou, e no processo faz amigos, encontra muitos perigos e desafios.


O que me decepcionou nesse livro foi que apesar de curto, achei ele bem arrastado, como parte da jornada do Ged é bem solitária em vários momentos não tinham diálogos e só descrições e descrições.
Só depois que li o livro que descobri que a série tem mais 4 livros e um conto, então como esse foi apenas o primeiro grande desafio de Ged, acredito e espero que os próximos livros me agradem mais.

São tantos os nomes de pessoas e lugares que foram citados que nem me lembro de todos, principalmente porque levei umas duas ou três semanas para terminar a leitura, e olha que o livro é bem curtinho, mas temos destaque entre os personagens Jaspe, que acredito que terá papel fundamental nos próximos livros, e Vetch, grande amigo de Ged, e o Mago Ogion, que muito sábio aconselhou Ged quando foi necessário.

O Ged foi um personagem que até agora não sei como me sinto em relação à ele. Sua vaidade o deixou irracional em alguns momentos, mas também foi corajoso, fez o que foi necessário em outros momentos. Ele me irritou bastante, mas também consigo entendê-lo. E também já temos uma prévia das dimensões de seu poder e porque ele se tornou uma lenda em Terramar.

A história é narrada em terceira pessoa, e como disse pra mim foi bem arrastada por conta das descrições em excesso, não gosto muito, e fantasia não estar entre os gêneros que mais gosto, me fez não apreciar tanto a leitura quanto as pessoas que me indicaram.
A feitiçaria não é um jogo que jogamos por diversão ou para receber elogios.

Comente com o Facebook:

13 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    também não sou muito fã fantasia, mas também tento ler esse e outros gêneros para expandir meus horizontes. Infelizmente esse livro não me chamou a atenção e assim como você outras pessoas já tinham comentado que a leitura é um pouco lenta, o que me desmotivou um pouco.
    No aguarado das próximas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Angélica,
    Adorei o livro gosto muito de livros de fantasia, mais esse sempre tive vontade de ler.
    não sabia que ele tinha outros volumes.

    ResponderExcluir
  3. Oi Angélica, tive o mesmo problema que você em relação a narrativa arrastada. Demorei muito para terminar de ler um livro tão curto. Pior é que eu tinha grandes expectativas e estava bem curiosa com o livro. Espero que a sequência melhore.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, Angélica!

    Eu curto bastante livros de aventura e fantasia, apesar de que pra começar a ler um eu já tenho que me interessar pela sinopse rsrs gosto de ter o máximo de certeza possível de que vou gostar da leitura.

    Sobre esse livro, até achei interessante, mas dependendo da narrativa não sei se iria gostar. O Senhor dos Anéis pode ser pra alguns parada e cansativa, então talvez esse seu ponto de vista pode ser porque você não está habituada. Ou não, ne, o livro pode ser realmente parado. Vou esperar pra ler algo a mais sobre esse livro antes de tirar conclusões.

    ABraços

    ResponderExcluir
  5. Ooi
    Meu negócio é romance fantástico. Kkkkkk Poucos livros só de fantasia me agradam. Posso até achar interessante mas na maioria das vezes acaba acontecendo isso que aconteceu com você, a leitura fica arrastada demais.
    Tenho a impressão de que aconteceria o mesmo. No momento, passo a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito de fantasias mas me enrolo toda quando tem tantos nomes assim. Acho a capa desse livro linda e morro de curiosidade com a história. Espero que os próximos volumes te agradem mais do que esse.

    ResponderExcluir
  7. Oi.

    Quero muito ler este livro. Li a sinopse dele e fiquei morrendo de vontade de comprar o livro e ler. Adoro livros com esse enredo e tenho quase certeza que vou adorar a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Não curto muito fantasia!Mas achei hiper interessante este livro .E tenho uma grande dificuldade em gravar nomes assim RSrs não sei se iria ler .Porq meu forte são os romances mesmo

    ResponderExcluir
  9. O mais engraçado é q compraria este livro fácil pela capa!Acho hiper linda

    ResponderExcluir
  10. Sou suspeita pra falar desse livro por amei ele sabe:? Achei a premissa boa, a fantasia boa, tirando a narrativa que as vzs cansava pelos detalhes o livro é incrivel.

    ResponderExcluir
  11. Oiii Angel, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, mas fico feliz que tenha trazido a resenha para nós, ótima resenha e as fotos ficaram bem lindas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá! É uma pena você não ter gostado muito da leitura. Eu tenho visto comentários positivos e negativos sobre ele, ainda não li. De qualquer forma, muito boa sua resenha. bjo

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Que pena que a leitura não funcionou tão bem para você. Eu ainda estou bem curiosa com o livro, espero que não seja tão arrastada assim para mim. Adorei a sua resenha super sincera.
    Beijos.

    ResponderExcluir

 
A. Libri © Copyright 2017 ♥ Ilustração by Vexels.com ♥ Design by Kris Monneska.